Entenda
Foto: O presidente Luiz Inácio Lula da Silva abre a Cúpula do G20 nesta segunda-feira, no Rio (Ricardo Stuckert / PR/Divulgação)
Entenda
Por matheus Leitão - Revista Veja - 21/11/2024 07:38:07 | Foto: O presidente Luiz Inácio Lula da Silva abre a Cúpula do G20 nesta segunda-feira, no Rio (Ricardo Stuckert / PR/Divulgação)
O Brasil assumiu a presidência do G20 com grandes desafios à sua frente e saiu fortalecido, consolidando conquistas marcantes que colocaram o país no centro das discussões internacionais. Entre elas, a criação da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, compromissos ambientais e avanços na diplomacia multilateral.
Lula destacou no início da cúpula que o mundo vive hoje um cenário pior do que há 16 anos, quando participou da primeira reunião do G20. Ele apontou que conflitos armados atingiram o maior número desde a Segunda Guerra Mundial, com 117 milhões de deslocados, e que as desigualdades sociais, raciais e de gênero foram agravadas pela pandemia. Para enfrentar essa realidade, o Brasil apostou em uma diplomacia pragmática, isolando temas sensíveis, como os conflitos em Gaza e na Ucrânia, e focando em áreas de consenso como o combate à fome e à pobreza.
Por Matheus Leitão - Revista Veja
Comentários para "Por Matheus Leitão: O que o Brasil conquistou na presidência do G20?":