Pleno da Corte julga tema trabalhista que gera rombo de R$ 1,28 bilhão à Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), no Rio Grande do Sul
Por Por Matheus Leitão - Revista Veja - 22/03/2025 12:29:21 | Foto: Sede do Tribunal Superior do Trabalho (TST) (TST/Divulgação)
O Tribunal Superior do Trabalho ( TST ) julga, nesta segunda-feira, 24, caso que pode afetar o setor de saneamento nos próximos anos. O debate trata dos aumentos por tempo de serviço dos funcionários da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) no período em que a empresa estava sob administração estatal.
O caso será analisado pelo Pleno do Tribunal e tem potencial para firmar a jurisprudência a ser adotada em processos semelhantes. Privatizada em 2023, a companhia é alvo de milhares de ações que questionam os critérios adotados pela empresa para aplicar o benefício.
Essas promoções foram concedidas no decorrer de 30 anos, por meio de critérios que observaram a situação financeira e o crescimento da estatal. Os empregados, por sua vez, argumentam que a empresa deveria ter aplicado os aumentos a todos os funcionários, independentemente do contexto econômico da companhia.
Por Matheus Leitão - Revista Veja
Comentários para "Por Por Matheus Leitão: Julgamento no TST põe em risco melhoria do saneamento ":