Por Matheus Leitão: STJ escolhe continuar sem integrante negra

Única candidata negra a uma vaga no tribunal foi excluída da lista de indicações para vaga aberta

Por Matheus Leitão: STJ escolhe continuar sem integrante negra
Por Matheus Leitão: STJ escolhe continuar sem integrante negra

Por Matheus Leitão - Revista Veja - 15/10/2024 19:28:49 | Foto: Fachada do Superior Tribunal de Justiça (STJ) (STJ/Divulgação

As articulações dos ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do governo Lula resultaram na exclusão da única candidata mulher e negra a uma das vagas abertas na corte. A candidata em questão era a promotora do Ministério Público da Bahia Lívia Sant’Anna Vaz, que disputava a vaga reservada a membros do MP. Além de sólida formação jurídica e da experiência de peso atuando pelo MP baiano, Lívia tem histórico de atuação em prol de minorias e dos direitos humanos. É uma vergonha que Lula e os ministros não tenham se empenhado para que a vaga seja de Lívia sendo que, em público, costumam declarar indignação com a ausência de negras no tribunal. Esta coluna já abordou, em outros textos, as contradições de Lula em relação à igualdade de gênero, a supremacia branca que prevalesce no Judiciário e o motivo de o STJ não ter a cara do povo brasileiro .

Mergulhado em um escândalo de venda de sentenças por assessores, que foi revelado por VEJA , o STJ precisa acordar para a vida. A coluna Radar, inclusive, já registrou que as apurações chegaram a um nome de ministro do tribunal. A imagem do Judiciário perante a população não é das melhores.

Por Matheus Leitão - Revista Veja

Comentários para "Por Matheus Leitão: STJ escolhe continuar sem integrante negra":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório