Heloisa Schurmann foi painelista em evento da Sorbonne University Abu Dhabi
Por Heloisa Schurmann* - artigos Anba - 03/07/2025 10:02:22 | Foto: Thiago Sampaio
Líder da Voz dos Oceanos, a brasileira Heloisa Schurmann escreve artigo no qual relata a aproximação com os Emirados Árabes Unidos no trabalho pela defesa dos oceanos.
Tendo o oceano como lar – literalmente – por 41 anos, ou seja, já superando metade da minha vida, posso me considerar uma cidadã oceânica e do mundo. Afinal, o oceano não tem fronteiras. Com três voltas ao mundo completas, a quarta em andamento pela Voz dos Oceanos e muitas aventuras pelos mares do planeta, desde o final dos anos 1990 venho testemunhando a crescente invasão de plásticos descartáveis em nossas águas e areias litorâneas. Diante desse cenário, assumi – ao lado da minha família e da equipe da Voz dos Oceanos – a missão de conscientizar e mobilizar a sociedade para, juntos, revertermos essa realidade.
Nessa jornada, há cerca de um ano, nosso time, baseado em São Paulo, iniciou uma troca importante com a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, avaliando possíveis parcerias de apoio à nossa iniciativa e o intercâmbio de conhecimento e expertises sustentáveis. As conversas sempre foram muito animadoras e, este ano, cruzaram oceanos. Navegando pela Indonésia com a expedição Voz dos Oceanos, dei uma “escapada” do veleiro sustentável Kat e, antes de chegar ao Brasil, fiz uma escala fascinante nos Emirados Árabes Unidos.
Dubai sempre me intrigou, mas vê-la de perto foi ainda mais impressionante. Grandiosa, limpa, organizada, com aquela arquitetura ultramoderna e a areia branca da praia banhada pelo Mar da Arábia. Porém, foi outro lado da cidade que começou a me encantar: o lado ambientalista. Conheci, por exemplo, a World Green Economy Organization (WGEO) e o Jumeirah Al Naseem Turtle Rehabilitation Project. E, em Abu Dhabi, tive a honra de apresentar a Voz dos Oceanos na Embaixada do Brasil, fortalecendo ainda mais a representatividade brasileira na defesa dos oceanos nos Emirados Árabes Unidos.
Por Heloisa Schurmann * - ARTIGOS ANBA
Comentários para "Por Heloisa Schurmann: Fortalecendo a causa oceânica com os Emirados":