Por Matheus Leitão: Por que Fernando Collor foi preso só agora

Entenda

Por Matheus Leitão: Por que Fernando Collor foi preso só agora
Por Matheus Leitão: Por que Fernando Collor foi preso só agora

Por Matheus Leitão - Revista Veja - 25/04/2025 19:19:36 | Foto: O ex-presidente da República e ex-senador Fernando Collor -  (Jefferson Rudy/Agência Senado)

Enquanto a Lava Jato continua a ser desmontada tijolo por tijolo por excessos judiciais dos mais variados segundo o Supremo, o ex-presidente Fernando Collor de Mello acabou preso justamente em um desdobramento da operação.

O político alagoano que fez a campanha meteórica em 1989 prometendo caçar marajás brasileiros como ele – ganhando a presidência justamente contra Lula – foi condenado pelo STF por corrupção na BR Distribuidora.

Por isso, há uma explicação jurídica muito clara. Collor não foi condenado com base em provas da Odebrecht, por exemplo, anuladas por Dias Toffoli . Não foi condenado em Curitiba, onde Sergio Moro foi considerado parcial, mas em Brasília.

O ex-presidente foi preso porque manteve sua trajetória política e era senador com foro privilegiado. Investigadores da procuradoria-geral da República conseguiram as provas em um braço distante da operação que levou Lula à cadeia e, depois, de volta à presidência.

Por Matheus Leitão - Revista Veja

Comentários para "Por Matheus Leitão: Por que Fernando Collor foi preso só agora":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório