Cientistas portugueses identificam causas de infertilidade masculina inexplicável

Pesquisadores da Universidade de Coimbra (UC) publicaram um estudo que identifica as causas de infertilidade masculina que antes era classificada como inexplicável

Cientistas portugueses identificam causas de infertilidade masculina inexplicável
Cientistas portugueses identificam causas de infertilidade masculina inexplicável

Agência Xinhua Brasil - 23/11/2023 08:23:36 | Foto: Imagem ilustrativa (Foto: iStock) - EBC

Pesquisadores da Universidade de Coimbra (UC) publicaram um estudo que identifica as causas de infertilidade masculina que antes era classificada como inexplicável.

Os cientistas conseguiram esclarecer detalhes moleculares e metabólicos ligados a esse tipo de infertilidade, que não são avaliados rotineiramente e podem ser cruciais para um melhor diagnóstico e tratamento eficaz.

Segundo Sandra Amaral, pesquisadora do Centro de Neurociências e Biologia Celular da UC (CNC-UC), a infertilidade é uma doença com um impacto significativo na vida, saúde e bem-estar dos casais afetados, que muitas vezes sofrem de problemas psicossociais e financeiros.

Em Portugal, estima-se que a infertilidade afete cerca de 300 mil casais, com o fator masculino a contribuir para cerca de 50% dos casos.

No entanto, Amaral salientou que a causa da infertilidade masculina não pode ser identificada em aproximadamente 30% dos casos e isso trata-se da chamada "infertilidade masculina inexplicável".

O artigo científico intitulado "New Insights on Sperm Function in Male Infertility of Unknown Origin: A Multimodal Approach" foi publicado na revista Biomolecules.

Os cientistas portugueses investigaram mais de 1.400 pacientes, analisando o esperma de indivíduos saudáveis sem problemas de fertilidade e também de homens diagnosticados com infertilidade de origem desconhecida.

Os cientistas identificaram certos aspectos funcionais do gameta masculino que são afetados, incluindo a integridade de seu DNA.

O processo de capacitação (que dá ao gameta a capacidade de fertilização) e a função mitocondrial também foram destacados.

Além disso, a equipe de pesquisa identificou seis proteínas expressas diferencialmente em indivíduos diagnosticados com infertilidade. Os pesquisadores acreditam que todos esses aspectos afetam o potencial de fertilização do esperma.

Esses novos aspectos funcionais apresentados neste estudo fornecem novas informações que podem, no futuro, identificar os fatores causadores da infertilidade nesses homens, abrindo as portas para a melhoria dos métodos diagnósticos e tratamentos futuros, disse Amaral.

Comentários para "Cientistas portugueses identificam causas de infertilidade masculina inexplicável":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório