Desafios econômicos e articulação política ruim complicam cenário para quinta gestão petista
Por Matheus Leitão - Revista Veja - 18/03/2025 17:14:11 | Foto: O presidente Lula , durante cerimônia de entrega de ambulâncias do Amu em Sorocaba (SP) (Ricardo Stuckert/PR/Divulgação)
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva aposta na isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil como uma estratégia para recuperar sua popularidade, afetada principalmente pela inflação dos alimentos. A medida, anunciada em novembro de 2024 pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e formalizada nesta terça-feira, 18, ocorre em um momento em que a desaprovação do governo atinge níveis recordes.
A decisão de ampliar a faixa de isenção do Imposto de Renda tem implicações políticas e econômicas. Politicamente, a proposta é vista como uma tentativa de reverter a queda de popularidade, principalmente entre as classes médias e trabalhadoras, que têm sido impactadas pelo aumento do custo de vida.
No entanto, a iniciativa foi recebida com ceticismo pelo mercado financeiro, que interpretou a medida como um sinal de descompromisso fiscal do governo.
Por Matheus Leitão - Revista Veja
Comentários para "A aposta decisiva do governo Lula para recuperar popularidade":