Ilha dos Arvoredos (São Paulo) recebe prêmio inédito nas Américas

Destino localizada no Guarujá conquistou o selo Green Key de excelência em responsabilidade social e sustentabilidade

Ilha dos Arvoredos (São Paulo) recebe prêmio inédito nas Américas
Ilha dos Arvoredos (São Paulo) recebe prêmio inédito nas Américas

Por Cláudia Bispo Assessoria De Comunicação Do Ministério Do Turismo - 29/02/2024 18:16:00 | Foto: Reprodução Instagram Ilha dos Arvoredos

Localizada no famoso município paulista do Guarujá, a Ilha dos Arvoredos é o primeiro atrativo das Américas a ganhar o selo Green Key de excelência em responsabilidade social e sustentabilidade do segmento do turismo. Gerido pela Foundation for Environmental Education (FEE), o selo ambiental internacional tem sido um dos principais programas de excelência em responsabilidade ambiental e operação sustentável na indústria do turismo e já certificou mais de 4 mil estabelecimentos em 60 países ao redor do mundo.

O Green Key é concedido a equipamentos de hospedagem, parques de campismo, centro de eventos, restaurantes e atrativos turísticos, como: museus, centros de visitantes e parques temáticos. A certificação mostra que o estabelecimento está comprometido em reduzir o impacto ambiental de sua estadia.

Para conquistar o selo, a Ilha dos Arvoredos precisou cumprir 65 critérios obrigatórios e a partir de agora precisará enquadrar-se anualmente em novos critérios exigidos para manutenção da certificação internacional.

A ILHA – Está localizada a 1,6 km da Praia de Pernambuco e possui mais de 37 mil metros quadrados de extensão. Lá funciona um centro de tratamento para animais marinhos e sistema autossustentável em energia elétrica e captação de água da chuva. Está aberta à visitação desde 2021.

O local, projetado pelo engenheiro Fernando Lee, recebeu da Marinha Brasileira a concessão da Ilha para viabilizar pesquisas científicas. Entre os anos 50 e 60, Lee transformou a ilha em um local habitável e autossustentável em energia e água potável, com sistema de captação de água da chuva. Foi a primeira ilha do Brasil a receber placas de captação de energia solar.

Atualmente, a ilha é administrada pela Fundação Fernando Lee (FFEL), Instituto Nova Maré (INMAR) e Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP – Campus Guarujá) que realizam projetos científicos e de recuperação de documentos e fotografias históricos para serem disponibilizados na ilha para visitantes.

SAIBA MAIS:

MTur faz visita técnica aos Lençóis Maranhenses para construir plano de ação com foco no desenvolvimento turístico da região

Parque Nacional da Chapada dos Guimarães (MT) receberá investimentos de R$ 18 milhões para fomentar visitação

Parque Nacional de Jericoacoara (CE) terá R$ 61 milhões para melhorias de infraestrutura turística

Comentários para "Ilha dos Arvoredos (São Paulo) recebe prêmio inédito nas Américas":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório