O Parque Nacional do Iguaçu foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.
Diário Do Povo Online - 29/03/2025 12:02:25 | Foto: Cataratas do Iguaçú - Agência Xinhua Brasil
● As Cataratas do Iguaçu são uma das maravilhas do mundo, visitada por cerca de dois milhões de pessoas todos os anos e um dos lugares mais visitados pelos turistas chineses que viajam para a América do Sul.
● É um destino repleto de experiências surpreendentes e memoráveis que reúne atrações de grande importância ambiental, cultural e histórica, sendo o ponto de referência onde o Brasil faz fronteira com a Argentina e o Paraguai, trazendo um pouco das tradições e da cultura dos povos e nações que ali vivem.
● O Parque Nacional do Iguaçu foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.
Trata-se de um conjunto de 280 cachoeiras - as maiores do mundo - que são um verdadeiro espetáculo da natureza. Diferentemente de outras cachoeiras do mundo, as do Rio Iguaçú, que fazem parte da gigantesca bacia do Rio Paraná, podem ser sentidas pelos turistas.
Seja caminhando pelas passarelas, a bordo de um barco ou de helicóptero, o cenário deslumbrante das cataratas tira o fôlego do turista. Serviços em idiomas estrangeiros são oferecidos por guias especializados, autorizados e reconhecidos pelas autoridades do parque nacional.
Eleitas como uma das 7 Novas Maravilhas Naturais do Mundo, as cataratas atraem milhares de turistas todos os anos, que buscam vislumbrar esse espetáculo natural que só pode ser visto aqui.
No Brasil, as Cataratas estão localizadas no município de Foz do Iguaçú, no sul do estado do Paraná, acessível por vários voos domésticos diários de São Paulo, o maior hub da América do Sul, Rio de Janeiro e outras cidades.
Cataratas do Iguaçú(Foto: Xinhua)
Foz do Iguaçú também tem uma estreita relação de cooperação com a China. Desde 2013, assinou um acordo bilateral para fins turísticos e culturais com a cidade chinesa de Xiamen. É um regime chamado de “cidades irmãs”. E em 2023 o município assinou um acordo semelhante com a cidade chinesa de Wenling.
O presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Marcelo Freixo, destacou o sucesso das Cataratas do Iguaçu como destino de turismo internacional.
“Queremos a presença de turistas de todos os cantos do mundo vivendo experiências únicas no Brasil, conhecendo as Cataratas do Iguaçu, praticando um turismo que combine meio ambiente com sustentabilidade e gerando emprego e renda para a população do nosso país”, disse Freixo.
Em 2024, Brasil e China comemoraram cinquenta anos de relações diplomáticas bilaterais.
Passeios
Para os amantes da natureza, as Cataratas oferecem atividades de imersão na Mata Atlântica, o segundo bioma mais biodiverso do mundo, que concentra o maior número de espécies endêmicas - abriga cerca de 8% de todas as espécies do planeta.
Outros passeios de alto nível incluem o Parque das Aves. Embora uma grande variedade de espécies nativas, como papagaios, tucanos e periquitos, possa ser vista em um passeio pelas Cataratas, o o Parque das Aves permite que você as veja de perto e até mesmo interaja com elas sob supervisão.
Cataratas do Iguaçú(Foto: Xinhua)
Fundado em 1993 por um casal de amantes de pássaros, o ecoparque é um destino tradicional de Foz do Iguaçu, com 1.500 pássaros de 140 espécies em uma reserva natural de 16 hectares ao lado do Parque Nacional do Iguaçu. As aves estão alojadas em cinco enormes viveiros que recriam seu ambiente natural, onde também recebem cuidados especiais, já que mais da metade das aves que vivem aqui foram resgatadas da caça ilegal, do tráfico ou da criação ilegal.
Uma das atrações que mistura tecnologia, engenharia e natureza é a visita guiada à Itaipu Binacional, a usina hidrelétrica que está em operação desde 1984, compartilhada por Brasil e Paraguai, e é a segunda maior do mundo depois da chinesa Três Gargantas.
Além de ser um símbolo de integração regional - já que é administrada pelo Brasil e pelo Paraguai -, a usina gera eletricidade para os dois países e, em 2024, ganhou o prêmio Guinness World Records por ter sido a maior geradora de energia hidrelétrica acumulada do mundo em 40 anos de operação.
Cataratas do Iguaçú(Foto: Xinhua)
Mas a visita não é apenas para cientistas e engenheiros, mas também para o público em geral. Um dos lugares mais populares é o mirante, com uma vista espetacular do pôr do sol, bem como a réplica de uma missão jesuíta construída no local, que representa tão bem a história comum entre as três nações.
Entre as instalações da Itaipu está o Refúgio Biológico Bela Vista, onde os visitantes podem observar 50 espécies de animais, como jaguatiricas, quatis, jacarés, condores reais, cobras e até onças-pintadas.
A visita consiste em uma caminhada de dois quilômetros por uma mini-reserva que abriga quase mil espécies de plantas, criada para preservar a fauna e a flora durante a construção do complexo hidrelétrico.
(Fonte: Embratur)
Comentários para "Cataratas do Iguaçú, uma maravilha que aguarda os chineses no Brasil":