Projeto de extensão de Turismo da UnB recebe prêmio internacional

Atividades de turismo social com jovens em regime socioeducativo foram desenvolvidas em 2024

Projeto de extensão de Turismo da UnB recebe prêmio internacional
Projeto de extensão de Turismo da UnB recebe prêmio internacional

Por Gabriela Cardoso* Secom Unb - 09/04/2025 10:21:05 | Foto: O projeto conquistou o prêmio de melhor iniciativa de turismo social em 2024. Foto: Arquivo Pessoal

O projeto de extensão Turismo social no DF: vivendo Brasília para além do tempo de trabalho , do Centro de Excelência em Turismo (CET/UnB), recebeu prêmio da Organização Internacional de Turismo Social (ISTO, da sigla em inglês) na categoria Academia e Pesquisadores, pelo trabalho realizado em 2024. Criada em 2023, a proposta da premiação é, a partir do turismo social, democratizar o acesso ao turismo para grupos excluídos.

Segundo a coordenadora do projeto, a professora Angela Teberga, “o turismo social nasce com a proposta de democratizar o acesso ao turismo, porque parte do pressuposto de que o turismo convencional ainda é muito elitista”.

Em 2024, o projeto trabalhou semanalmente com jovens entre 14 e 18 anos em regime socioeducativo de meio aberto (no qual são cumpridas atividades pedagógicas) e de semiliberdade (neste, os adolescentes ficam, segundo Teberga, “internados” de segunda a sexta-feira). “É um público negligenciado por todos os tipos de políticas de acesso à cultura e ao lazer”, afirmou.

O projeto levou jovens para visitar o campus Darcy Ribeiro, na Asa Norte. Foto: Arquivo Pessoal

A princípio, o projeto de extensão entrava em contato com programas vinculados ao Governo do Distrito Federal, mas, conforme realizavam ações, a dinâmica se inverteu e órgãos, como Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Centros de Atenção Psicossocial (Caps), passaram a entrar em contato com o projeto.

O projeto é composto por Emily dos Santos, Gabriel Rahone, Gabriela Ferreira, a professora Angela Teberga, Mariana Lima, Caroline Marque e João Vitor Araújo. Foto: Arquivo Pessoal

A ação de extensão atuou em diferentes Regiões Administrativas (RAs) do DF, como Gama, Itapoã e Paranoá. Nos encontros semanais, havia conversas a respeito da percepção dos adolescentes sobre turismo, direito e pertencimento à cidade. Para encerrar as atividades naquele núcleo, foram realizadas visitas locais que promovem inclusão, como ao campus Darcy Ribeiro.

“Achavam que a UnB era paga, por exemplo. São várias ideias preconcebidas que vamos quebrando. Ficaram encantados com a grandiosidade. Como era grande poder circular pela Universidade de Brasília”, contou Teberga.

Para o extensionista João Vitor Araújo, a importância do projeto é “mostrar que aqueles lugares visitados também pertencem aos jovens do projeto e que eles podem ter outra perspectiva para além da periferia”. O aluno destacou que a visita que mais o marcou foi o passeio de bicicleta pela Esplanada dos Ministérios: “Eu os vi se divertindo. Eram crianças que cresceram muito rápido e em meio tão excludente e violento e que esqueceram essas questões por algumas horas”.

PRÊMIO – A premiação ocorreu em outubro na Costa Rica. Para Teberga, o prêmio recebido “é um reconhecimento pela qualidade e pelo pioneirismo”, além de uma certificação que o projeto impacta vidas por meio do turismo social. Fundada em 1963, a ISTO é uma associação sem fins lucrativos focada em turismo social.

Acompanhe as ações do projeto pelo site https://www.labormovens.com/turismo-social e pelo Instagram @turismosocialunb.

*estagiária de Jornalismo na Secom/UnB.

Leia mais

Comentários para "Projeto de extensão de Turismo da UnB recebe prêmio internacional":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório