Brasil fortalece presença no mercado europeu com participação inédita na BMT, em Nápoles, na Itália

A iniciativa é resultado da parceria entre a Embratur e a Embaixada do Brasil em Roma

Brasil fortalece presença no mercado europeu com participação inédita na BMT, em Nápoles, na Itália
Brasil fortalece presença no mercado europeu com participação inédita na BMT, em Nápoles, na Itália

Agência Gov | Via Embratur - 14/03/2025 07:29:38 | Foto: Agência Gov Br

Pela primeira vez, o Brasil tem um estande próprio na Bolsa Mediterrânea de Turismo (BMT), um dos principais eventos do setor na Itália, que acontece em Nápoles de 13 a 15 de março. A iniciativa, resultado da parceria entre a Embratur e a Embaixada do Brasil em Roma, marca um passo importante na estratégia de posicionar o país como um destino turístico diversificado, sustentável e competitivo no mercado italiano.

A BMT é um evento de grande relevância, reunindo anualmente agentes de viagens, operadores turísticos e empresas do setor. Além de servir como vitrine para tendências e oportunidades, a feira permite que destinos turísticos se posicionem de forma mais estratégica no mercado internacional. A participação do Brasil vai além da promoção do tradicional Sol e Praia, buscando ampliar o portfólio de produtos turísticos oferecidos aos viajantes italianos. Experiências voltadas para cultura, gastronomia, natureza, self-drive e cruzeiros ganham destaque, mostrando a riqueza e a diversidade do país.

De acordo com o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o turismo italiano tem demonstrado um interesse crescente por destinos brasileiros que vão além dos roteiros tradicionais. “A participação na BMT é uma oportunidade valiosa para consolidar novas rotas e experiências. Entre os destinos mais procurados pelos italianos, destacam-se Minas Gerais, Maranhão, Amazonas, Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu, Salvador, São Paulo e a Rota das Emoções”, explicou.

Um dos focos estratégicos deste ano será o fortalecimento da Amazônia como destino turístico, especialmente em razão da realização da COP30, que ocorrerá em Belém, no Pará. A visibilidade internacional do evento traz uma oportunidade única para posicionar a região como um destino sustentável e alinhado às práticas de turismo responsável, explorando suas riquezas naturais e culturais.

Parceria
A presença brasileira na BMT reforça o compromisso do país em estreitar laços com o mercado europeu, aproveitando o potencial do turismo como vetor de desenvolvimento econômico e cultural. Com o apoio da Embratur e da Embaixada do Brasil em Roma, o Brasil se posiciona de forma mais assertiva, promovendo seus atrativos e ampliando as possibilidades de negócios no setor.

A Embaixada do Brasil em Roma, responsável pela viabilização do estande, lançou um edital para selecionar coexpositores que representarão a diversidade do turismo brasileiro na feira. Entre as empresas selecionadas estão nomes renomados como Latam, TAP, Minas Gerais, Del Bianco Travel Experience e Pegasus DMC.

Para o Embaixador do Brasil na Itália, Renato Mosca, o país é um mercado-emissor estratégico para o Brasil. “Em 2024, tivemos um aumento de quase 20% no número de chegadas de turistas italianos ao Brasil, alcançando 154 mil turistas. Esse número, entretanto, ainda está abaixo daquele de 2019, quando 182 mil italianos visitaram o Brasil. Há, portanto, uma demanda reprimida que, com ações como esta na BMT, pode ser rapidamente ativada, contribuindo para superarmos as metas traçadas pelo Plano Nacional de Turismo 2024-2027.”

Conforme Marcelo Freixo, “a participação no evento representa um avanço na estratégia de diversificação e fortalecimento da imagem do Brasil no exterior, abrindo portas para novos investimentos e consolidando o país como um destino de excelência para o público italiano”, concluiu o presidente.

Comentários para "Brasil fortalece presença no mercado europeu com participação inédita na BMT, em Nápoles, na Itália":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório