Governo de Portugal considera estrada verde determinante para revitalizar Parque Natural da Serra da Estrela

Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, presidiu à celebração de um contrato intermunicipal entre as autarquias de Gouveia, Guarda e Celorico da Beira, para a elaboração do projeto «estrada verde» na Serra da Estrela, Guarda, 10 maio 2023

Governo de Portugal considera estrada verde determinante para revitalizar Parque Natural da Serra da Estrela
Governo de Portugal considera estrada verde determinante para revitalizar Parque Natural da Serra da Estrela

República Portuguesa - 11/05/2023 08:19:54 | Foto: República Portuguesa

A Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, disse que a elaboração do projeto de uma «estrada verde» de ligação de três municípios do Parque Natural da Serra da Estrela é «determinante para revitalizar o território».

«Estamos a começar o projeto pelas fundações, porque o projeto tem de dar a prova de que é exequível no tempo. E este é o tempo. Também estou de acordo com os nossos autarcas. Se não fizermos agora este projeto, não teremos mais condições para o fazer, até porque não podemos ignorar que este projeto surge no âmbito de outro trabalho que também estamos a fazer, que é o Plano de Revitalização do Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE)», afirmou.

Ana Abrunhosa presidiu, em Gouveia, no distrito da Guarda, à celebração de um contrato intermunicipal entre as autarquias de Gouveia, Guarda e Celorico da Beira, para a elaboração do projeto de uma «estrada verde» de ligação dos territórios ao maciço central da Serra da Estrela.

No âmbito do acordo, os três municípios estabeleceram o contrato que vai permitir a requalificação e pavimentação de um caminho florestal que existe entre Videmonte (Guarda) e que faz ligação com Linhares da Beira (Celorico da Beira) e Alto da Portela, Calçada dos Galhardos, Senhora da Assedasse (Folgosinho, Gouveia) até à entrada no concelho de Manteigas.

«Este projeto é absolutamente determinante para revitalizar, também, o PNSE, e para ter vida na Serra da Estrela», salientou.

Segundo a Ministra, as calamidades, como é o caso dos incêndios, são originadas «pelo abandono» dos territórios.

«E, nós, mesmo tendo valores naturais e ambientais a preservar, sabemos que esses valores devem e podem conviver com o ser humano. Temos de humanizar estes territórios, estes patrimónios naturais, porque, sem o homem, eles ficam abandonados», afirmou, acrescentando ainda que «independentemente das ajudas do Governo, as iniciativas dos autarcas são importantes para dinamizar a economia».

Ana Abrunhosa sublinhou também que «promover o desenvolvimento sustentável da região e do ecossistema da Serra da Estrela é uma responsabilidade de todos», mas será «mais fácil se o território estiver habitado, vivido e valorizado».

«Sabemos que pensar, planear e gerir a serra da Estrela não é, nem pode ser, um ato isolado. É um exercício participado, é um compromisso de todos. E é por isso que estamos aqui hoje», disse.

«Contem com o nosso compromisso. (…) Faremos o ‘caminho verde’ em conjunto», disse, dirigindo-se aos autarcas.

Por sua vez, a Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, valorizou o projeto da «estrada verde» porque a aposta na mobilidade «é essencial para evitar o isolamento das populações» e para criar condições que fixem e atraiam cada vez mais pessoas.

«Este não é um caminho qualquer. É um caminho que passa e que potencia um dos territórios mais emblemáticos que temos com maior potencialidade e que mais significa para Portugal, que é a serra da Estrela. E, portanto, também permitirá tirar partido de toda a riqueza paisagística e de todo o património vastíssimo», disse.

Comentários para "Governo de Portugal considera estrada verde determinante para revitalizar Parque Natural da Serra da Estrela":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório