Evento contou com a presença do embaixador de Israel e homenageou diplomata Souza Dantas, que salvou mais de mil judeus
Redação Com Informações De Assessorias - 17/04/2025 18:56:34 | Foto: Júlio Dutra
De autoria do deputado federal, Gilberto Abramo (MG), Câmara dos Deputados realizou a primeira solenidade em referência ao Dia Nacional da Lembrança do Holocausto, celebrado em 16 de abril, nesta quarta-feira (16).
O evento contou com a presença do líder do Republicanos, deputado Gilberto Abramo (MG), do republicano Marcelo Crivella (RJ), do embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine, do Secretário-executivo de Relações Internacionais, Paulo Cesar Chaves, da secretária geral da Confederação Israelita do Brasil (Conib), Célia Parnes, além de representantes do governo, de entidades e de embaixadas.
O embaixador ressaltou que datas com esta contribuem para evitar futuros atos de genocídio. “Temos que lembrar e fazer os outros lembrarem, sem esquecer que a natureza humana que permitiu o Holocausto ainda existe”, disse Zonshine.
“Este não é apenas um marco histórico. É, sobretudo, um compromisso moral”, frisou o secretário Paulo Cesar Chaves. “Recordar não é apenas rememorar fatos passados, mas reiterar, com firmeza, o que jamais deve se repetir”, completou.
“Existe um ensinamento da tradição judaica que nos inspira a sermos guardiões da memória, defensores da liberdade e construtores de um futuro onde o ódio jamais prevaleça. Hoje, prestamos homenagens não apenas às vítimas do Holocausto, mas também àqueles que, com coragem e paixão, arriscaram tudo para salvar vidas inocentes”, explicou Abramo.
A data, instituída no ano passado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, após aprovação do Congresso Nacional, foi escolhida em razão ao falecimento do diplomata Luiz Martins de Souza Dantas, que morreu neste dia em 1954, e salvou pelo menos mil judeus ao assinar vistos de imigração.
Comentários para "Dia Nacional da Lembrança do Holocausto é celebrado na Câmara":