O cultivo do chá não apenas contribui para a economia agrícola, mas também promove práticas agrícolas sustentáveis e a conservação ambiental
Agência Xinhua - 27/05/2024 18:06:19 | Foto: Xinhua/Ren Pengfei
O Dia Internacional do Chá de 2024 foi marcado em Roma e Belgrado na terça-feira com apresentações da arte do chá, diversas degustações de chá e programas de aprendizado imersivos sobre a cultura do chá.
A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) organizou um evento em sua sede em Romana, capital italiana, com foco no papel crucial desempenhado pelas mulheres na indústria do chá e abordagens para ajudá-las a superar os desafios que enfrentam.
"As mulheres desempenham um papel crucial no setor de chá, contribuindo substancialmente para sua sustentabilidade, produtividade e desenvolvimento comunitário", disse o diretor-geral da FAO, Qu Dongyu, em seu discurso de abertura, acrescentando que suas contribuições sustentam a viabilidade econômica, o tecido social e o desenvolvimento sustentável do setor.
O cultivo do chá não apenas contribui para a economia agrícola, mas também promove práticas agrícolas sustentáveis e a conservação ambiental, observou Qu.
Chás especiais da China, Azerbaijão, Indonésia, Quênia, Rússia e Sri Lanka, incluindo renomadas variedades de chá chinês como Longjing, Pu-erh e chá de jasmim, foram exibidos no evento, atraindo centenas de visitantes para saborear chás e explorar a cultura do chá.
No Centro Cultural Chinês em Belgrado, na Sérvia, cerca de 200 funcionários, estudantes e amantes do chá se reuniram na terça-feira para comemorar o quinto Dia Internacional do Chá. Eles assistiram a uma apresentação da arte do chá tradicional chinês e degustaram o Anxi Tieguanyin, um chá especial de Quanzhou, uma cidade litorânea na Província de Fujian, no leste da China.
O evento comemorativo foi co-organizado pela Embaixada da China na Sérvia, pelo Ministério da Cultura da Sérvia e pelo Ministério do Turismo e da Juventude.
Stanko Blagojevic, ministro assistente da cultura da Sérvia, expressou satisfação com o fortalecimento dos laços entre a China e a Sérvia, observando que o patrimônio intangível, como a cerimônia do chá chinês, representa "um forte vínculo" entre os dois povos e culturas.
"É assim que aprendemos a trabalhar juntos e a fazer de cada passo um progresso significativo", disse ele.
Dunja Denic, ministra assistente de turismo e juventude da Sérvia, também disse no evento que a amizade e a cooperação com a China são realmente importantes, especialmente no turismo, onde os resultados têm sido notavelmente positivos e encorajadores.
Em uma mensagem de vídeo para os participantes, o embaixador chinês na Sérvia, Li Ming, expressou sua esperança de que os amigos sérvios "apreciem a cultura do chá e promovam conjuntamente o intercâmbio cultural e a cooperação entre a China e a Sérvia".
Estabelecido pelas Nações Unidas em 2019, o Dia Internacional do Chá é comemorado anualmente em 21 de maio para aumentar a conscientização global sobre o significado histórico, cultural e econômico do chá.
Comentários para "Dia do Chá é comemorado na Europa com apresentações de arte e degustações de chá":