As visitas a museus tornaram-se uma parte importante das atividades durante o feriado
Foto: Diário do Povo On-line
As visitas a museus tornaram-se uma parte importante das atividades durante o feriado
Agência Xinhua brasil - Diário Do Povo On-line - 12/10/2024 07:42:16 | Foto: Diário do Povo On-line
A China tem visto um mercado de turismo robusto durante o feriado do Dia Nacional. Embora os sentimentos patrióticos estivessem presentes, o turismo cultural e as novas tendências de viagens, como viagens a cidades pequenas, se destacaram como aspectos definitivos do feriado de 2024.
Dados oficiais mostraram que durante os primeiros três dias do feriado que começou em 1º de outubro, quase 900 milhões de pessoas viajaram pelas regiões da China. O Ministério do Transporte previu que o número total de viajantes inter-regionais durante o feriado chegaria a 1,94 bilhão, com uma média de 277 milhões de viajantes por dia - um aumento de 0,7% em comparação com o mesmo período do ano passado.
Variando de apresentações de roupas tradicionais a experiências imersivas de patrimônio, o turismo cultural floresceu em todo o país. Na Rua da Cultura Antiga em Tianjin, no norte da China, uma apresentação de Hanfu cativou os espectadores, muitos dos quais usavam trajes tradicionais. Esta área rica em patrimônio recebeu mais de 300 mil visitantes e gerou mais de 25 milhões de yuans (US$ 3,56 milhões) em receita em apenas dois dias.
O Eixo Central de Beijing, recém-reconhecido como Patrimônio Mundial da UNESCO, também provou ser um destino popular. O interesse turístico em visitar a Cidade Proibida, o Templo do Céu e outros locais ao longo do eixo cresceu significativamente - com as reservas aumentando 69% em comparação com o ano passado. Lembranças culturais, como cartões postais criativos e mercadorias temáticas, enriqueceram ainda mais a experiência turística.
As visitas a museus tornaram-se uma parte importante das atividades durante o feriado para muitos viajantes. Na Província de Liaoning, no nordeste da China, o Museu Provincial de Liaoning exibiu uma pintura original de um imperador da Dinastia Song ( 960-1279 ), atraindo turistas de todo o país. Alguns frequentadores do museu fizeram fila por horas para ver esta obra de arte.
Uma turista de sobrenome Li, de Shanghai, considerou a visita à exposição uma parte fundamental de sua viagem com a família. "Visitar museus pode plantar as sementes da cultura na mente das crianças desde tenra idade. É uma ótima maneira de viajar", disse ela.
Os dados mostram que o número de pontos turísticos com temas culturais tradicionais na China aumentou de 2.230 em 2013 para quase 4.000 em 2022, com aproximadamente 80% das atrações turísticas de nível A incorporando vários projetos de patrimônio cultural imaterial.
As viagens a cidades pequenas também se tornaram populares na China, atraindo jovens viajantes em busca de experiências únicas e autênticas. De acordo com dados da agência de viagens online líder Ctrip, quase metade dos viajantes com destino a distritos durante o feriado eram jovens na faixa etária dos 20 e 30 anos que vieram de grandes cidades como Beijing e Shanghai. Muitos deles optaram pela tranquilidade das paisagens naturais e tradições locais para evitar multidões urbanas.
Na manhã de 1º de outubro, 123 mil pessoas de todo o país se reuniram na Praça Tian'anmen para testemunhar o momento histórico do hasteamento da bandeira nacional no 75º aniversário da fundação da República Popular da China. Muitos estavam esperando desde a noite anterior.
"Espero dar ao meu filho uma educação patriótica inesquecível. Assistir à cerimônia de hasteamento da bandeira é a parte mais importante de nossa viagem a Beijing", disse Zhang Ningli, uma turista da Província de Zhejiang, no leste da China.
Os dados da Ctrip revelam que, durante o feriado do Dia Nacional deste ano, a média diária de pedidos de turismo com tema revolucionário aumentou 40% ano a ano na China.
Zhao Wenzhi, presidente da Associação de Serviços de Viagens de Guangdong, acredita que as mudanças nas demandas dos turistas estão continuamente promovendo novos cenários de consumo cultural e turístico, formatos e modelos de negócios, com o mercado de turismo oferecendo experiências mais diversificadas e opções mais ricas para os viajantes.
Dai Bin, presidente da Academia de Turismo da China, previu que, com base em fatores como intenções de viagem da população, índices de reservas e preparativos locais para o turismo, o número de viajantes durante o feriado do Dia Nacional de 2024 provavelmente atingiria um novo recorde.
Comentários para "Demanda diversificada promove mercado chinês de turismo durante o feriado":