"A democracia não morreu em minhas mãos”, declara ex-Presidente Sarney para programa do TJDFT

"A democracia não morreu em minhas mãos”, declara ex-Presidente José Sarney para programa História Oral do TJDFT

© Tribunal De Justiça Do Distrito Federal E Dos Territórios – Tjdft - 23/02/2025 10:52:21 | Foto: © Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios – TJDFT

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) disponibilizou, no canal oficial do YouTube, edição especial do programa História Oral, que apresenta entrevista com o ex-Presidente José Sarney. Você pode assistí-la aqui.

O programa História Oral é conduzido pelo 1º Vice-Presidente do TJDFT, Desembargador Roberval Belinati, que abriu a entrevista com a afirmação: "este é um momento de emoção, por estarmos na residência do Presidente Sarney, ao lado de um dos políticos mais importantes da história do Brasil, e que com muita amabilidade aceitou o convite para falar um pouco sobre a sua história de vida.”

O 1º Vice-Presidente do TJDFT destacou que José Sarney possui uma ligação especial com o Poder Judiciário. “Sarney trabalhou durante nove anos como Oficial Judiciário e Diretor de Secretaria do Tribunal de Justiça do Maranhão, antes de ingressar na carreira política. Seu pai, Sarney de Araújo Costa, foi Promotor Público no Ministério Público do Maranhão e depois Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão pelo quinto constitucional. Faleceu aos 59 anos no exercício do cargo”.

O ex-Presidente da República José Sarney nasceu em Pinheiro/MA e se formou em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) em 1953. Ele é advogado, jornalista, político, escritor e membro da Academia Brasileira de Letras. Foi Presidente da República no período de transição democrática, de 1985 a 1990. Durante sua gestão, a Assembleia Nacional Constituinte foi convocada e a Constituição Federal de 1988 foi promulgada. Nesse período, foram restabelecidas as eleições diretas para Presidente, Prefeito e Governador. José Sarney é autor de 123 obras publicadas em 12 línguas.

Na entrevista, falou sobre a transferência e construção da capital para Brasília, nos anos 1950, sua relação com o ex-Presidente Juscelino Kubitscheck, seu trabalho no Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) e na imprensa maranhense, o que o levou à política, e sobre sua atuação na Academia Brasileira de Letras. Abordou ainda os mandatos como Deputado Federal, Governador do Maranhão e Senador. Além disso, ressaltou os desafios que enfrentou na Presidência da República e seus principais feitos: a elevação dos direitos sociais e dos direitos dos trabalhadores e dos cidadãos e a universalização do direito à saúde.

Por fim, falou sobre a transição do regime autoritário para o regime democrático, no período de seu governo: “Eu acho que meu temperamento, não digo qualidade, influiu muito para que nós fizéssemos uma transição democrática no Brasil. Eu sempre fui conciliador, sempre gostei de encontrar uma solução pacífica e, com isso, tivemos algumas dificuldades, mas não retrocesso. A democracia não morreu em minhas mãos ".

Você pode assistir à entrevista aqui.

Programa História Oral

O Programa História Oral reúne acervo de entrevistas concedidas por magistrados(as), servidores(as), entre outros personagens, que participaram da trajetória do TJDFT. Os depoimentos trazem um pouco da história do Tribunal desde a sua instalação, em 1960, até os dias de hoje. O objetivo é manter viva a história do Judiciário da capital do país. Todas as entrevistas estão disponíveis na página do Memorial TJDFT.

O programa, criado e inicialmente conduzido pela Desembargadora Maria Thereza Braga Haynes, teve início em 2008. Em 2024, foi retomado pela 1ª Vice-Presidência do TJDFT, responsável pela manutenção do acervo histórico e pela Memória do Tribunal. A Associação dos Servidores da Justiça do Distrito Federal (Assejus) apoia o Tribunal na implementação do programa.

Acesse a página do Programa História Oral e saiba mais sobre a história da Justiça do DF. Você também pode assistir a playlist do programa no YouTube.

Conteúdo relacionado

Ex-Presidente José Sarney é entrevistado em edição especial do História Oral

Comentários para ""A democracia não morreu em minhas mãos”, declara ex-Presidente Sarney para programa do TJDFT":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório