Vigilância Sanitária do DF faz últimos ajustes para operação especial de Semana Santa

Foco será o comércio de pescado, para reduzir riscos ao consumidor; fiscalização contemplará mais de 900 estabelecimentos

Vigilância Sanitária do DF faz últimos ajustes para operação especial de Semana Santa
Vigilância Sanitária do DF faz últimos ajustes para operação especial de Semana Santa

Agência Brasília* | Edição: Chico Neto - 06/04/2025 11:34:49 | Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde

As equipes da Vigilância Sanitária em Saúde receberam, na quinta-feira (3), as últimas orientações para darem início à Operação Semana Santa. A ação vai fiscalizar o comércio de pescados no Distrito Federal, cujo consumo aumenta durante o feriado. Ao longo deste mês, os auditores da Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde (SES-DF) vão vistoriar feiras permanentes, supermercados e lojas de rua para orientar, indicar melhorias e, nos casos necessários, fazer apreensões e aplicar multas.

Durante a reunião, os profissionais dos núcleos de inspeção foram orientados a dedicar atenção especial a cada detalhe, desde a parte técnica até a forma como vão abordar os comerciantes. Nos próximos 15 dias, serão vistoriados 910 estabelecimentos que comercializam pescados.

“Por mais simples que possa parecer a ação fiscal, é importante ter um planejamento”, avalia a diretora de Vigilância Sanitária da SES-DF, Márcia Olivé. “Não se sabe o que pode ser encontrado e se será preciso autuar. Temos que respeitar o setor, mas nos prepararmos para alguma complicação.”

A operação Semana Santa visa a reduzir os riscos possíveis à saúde do consumidor, como a presença de objetos indesejados nos frutos do mar, substâncias químicas, resíduos e microrganismos. Serão observadas a qualidade do pescado, as condições de armazenamento e a forma como estão sendo manipulados.

“Nossa ideia é garantir alimentos seguros, que minimizem os riscos à população”, reforça a gerente de Alimentos da SES-DF, Dillian Silva. “Pescado fresco precisa estar isento de toda e qualquer evidência de decomposição, possuir uma coloração distinta. As escamas devem ser unidas e fortemente aderidas à pele; os olhos, brilhantes e salientes, e as brânquias, de rosa a vermelho intenso.”

* Com informações da Secretaria de Saúde

Comentários para "Vigilância Sanitária do DF faz últimos ajustes para operação especial de Semana Santa":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório