Anvisa proíbe suplementos alimentares com ora-pro-nóbis 

Agência determina ainda recolhimento dos produtos

Anvisa proíbe suplementos alimentares com ora-pro-nóbis 
Anvisa proíbe suplementos alimentares com ora-pro-nóbis 

Paula Laboissière – Repórter Da Agência Brasil  - 07/04/2025 05:17:18 | Foto: Prefeitura de Belo Horizonte/Divulgação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a comercialização, a distribuição, a fabricação, a propaganda e o uso de suplementos alimentares contendo ora-pro-nóbis. A resolução, publicada no Diário Oficial da União , determina ainda o recolhimento dos produtos.

Em nota, a Anvisa informou que a decisão foi adotada porque a planta, de nome científico Pereskia aculeata , não é autorizada como constituinte para suplementos alimentares.

“Para um ingrediente específico ser autorizado como suplemento alimentar, é necessário que ele passe por uma avaliação de segurança e eficácia”, destacou a agência no comunicado.

Isso significa que empresas interessadas em comercializar o produto devem comprovar, de forma científica, que ele é fonte de algum nutriente ou substância de relevância para o corpo humano.

“Suplementos alimentares não são medicamentos e, por isso, não podem alegar efeitos terapêuticos como tratamento, prevenção ou cura de doenças. Os suplementos são destinados a pessoas saudáveis. Sua finalidade é fornecer nutrientes, substâncias bioativas, enzimas ou probióticos em complemento à alimentação.”

A medida, segundo a Anvisa, não afeta o consumo ou a comercialização da planta fresca, que tem tradição de uso na alimentação, sobretudo nos estados de Goiás e Minas Gerais.

Relacionadas

Biomanguinhos firma parceria para suprir demanda do país por insulina

Governo vê casos isolados de sarampo, mas reforça vacina no Rio

Cidade de SP confirma segunda morte por dengue no ano

Edição:

Maria Claudia

Anvisa ora-pro-nóbis Comercialização suplementos alimentares

Comentários para "Anvisa proíbe suplementos alimentares com ora-pro-nóbis ":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório