Desta vez, a ação será realizada no Núcleo Rural Taquara (chácara sr Vital Moraes), em Planaltina (DF).
Foto: Embrapa Cerrados
Desta vez, a ação será realizada no Núcleo Rural Taquara (chácara sr Vital Moraes), em Planaltina (DF).
Juliana Caldas (mtb 4861/df) - Embrapa Cerrados - 23/11/2024 07:06:12 | Foto: Embrapa Cerrados
Nesta quinta-feira (21), será realizada mais uma visita de estudantes da rede pública de ensino a propriedades rurais do DF com o objetivo de plantar mudas de espécies nativas do Cerrado. Desta vez, a ação será realizada no Núcleo Rural Taquara (chácara sr Vital Moraes), em Planaltina (DF).
Na próxima semana, mais duas visitas estão programadas e encerram essa ação de educação ambiental denominada Produtor de Água Mirim e que foi realizada durante todo o mês de novembro no âmbito dos projetos Produtor de Água no Descoberto e Produtor de Água no Pipiripau.
Ao final, terão sido plantadas 800 mudas de espécies nativas do Cerrado em propriedades rurais que integram os projetos, reforçando o papel do bioma na preservação dos recursos hídricos. As mudas que estão sendo plantadas nas áreas de preservação e recuperação foram cedidas pela Embrapa Cerrados.
“Nosso papel vai além da pesquisa em si. Participar desses movimentos de educação e de mobilização junto com os produtores e com as crianças é fundamental para o sucesso de um programa como esse”, afirmou a pesquisadora da Embrapa Cerrados, Fabiana Aquino.
Ela explica que, no planejamento do processo de recomposição da vegetação nativa, são realizadas atividades de coleta de sementes e de produção de mudas, que são usadas para o plantio nas áreas abrangidas pelo programa. Esse trabalho é executado pela equipe técnica da Embrapa Cerrados e conta com o apoio do viveiro do centro de pesquisa.
“Como agora temos mudas excedentes, elas são encaminhadas para os parceiros dos programas Produtor de Água do Pipiripau e do Descoberto. Esse recurso tem sido utilizado no programa Produtor de Água Mirim como uma estratégia para educar as crianças sobre a importância da preservação ambiental”, contou.
Coordenado pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa), o evento envolve a participação de diversas instituições. O Projeto Produtor de Água tem como objetivo principal fortalecer as bacias do Alto Descoberto e do Pipiripau como referência em produção sustentável de água e alimentos, garantindo a segurança hídrica e mantendo a vocação rural da região.
Os projetos são desenvolvidos no âmbito do Programa Produtor de Água, da Agência Nacional de Águas (ANA). O Programa conta com uma ampla rede de parceiros e usa o conceito de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) como estímulo para que os produtores invistam no cuidado do trato com as águas, recebendo apoio técnico e financeiro para implementação de práticas conservacionistas.
Confira a programação dos próximos plantios de mudas
21/11 – Núcleo Rural Taquara – Chácara Sr. Vital Moraes, Planaltina
26/11 – Bucanhão – Chácara Sr. José Donizete, DF-415
28/11 – Núcleo Rural Taquara – Chácara Biofito, Planaltina
*Com informações da Emater-DF
Comentários para "Produtor de Água Mirim: estudantes do Distrito Federal plantam mudas de espécies nativas do Cerrado":