Agricultores familiares no DF ganham equipamentos para apoiar produção

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba entregou máquinas e equipamentos agrícolas que vão beneficiar mais de 2 mil famílias de agricultores no Distrito Federal

Agricultores familiares no DF ganham equipamentos para apoiar produção
Agricultores familiares no DF ganham equipamentos para apoiar produção

Agência Gov | Via Codevasf - 02/04/2025 06:46:56 | Foto: Codevasf

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) entregou máquinas e equipamentos agrícolas que vão beneficiar mais de 2 mil famílias de agricultores no Distrito Federal. O objetivo é impulsionar o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar e melhorar a qualidade de vida da população rural. Os investimentos somaram R$ 1 milhão, com recursos destinados à Codevasf por meio de emendas parlamentares ao Orçamento Geral da União.

Entre os bens doados estão tratores agrícolas, microtratores, carretas, grades aradoras e plantadeiras e adubadeiras, além de sistemas de irrigação localizada por gotejamento. No total, 12 entidades do DF foram atendidas no primeiro trimestre de 2025.

“Vai dar mais estrutura, vai dar uma qualidade melhor para o produtor. A gente vai ter pernas agora para poder trabalhar. Porque a gente não tinha isso. A área rural precisa desses maquinários. Não tem como a gente trabalhar lá sem equipamento. A gente trabalha, mas é muito sofrido, é muito difícil, fazer tudo manual”, afirma a agricultora familiar e presidente da Associação dos Agricultores Familiares da Comunidade Roseli Nunes (Aproágua), Catiúcia Cazuza.

A Aproágua, sediada no Núcleo Rural Pipiripau, em Planaltina, é composta em sua maioria por mulheres, que desenvolvem atividades relacionadas a olericultura, mandiocultura, avicultura, fruticultura, produção de milho e feijão e piscicultura. A associação recebeu um trator de 75 cv, uma carreta agrícola, uma grade aradora e uma plantadeira e adubadeira.

Catiúcia Cazuza conta que os equipamentos vão beneficiar cerca de 150 famílias da região. “A função desses equipamentos é ajudar o produtor, o produtor poder melhorar de vida através desses maquinários que a gente está recebendo. O produtor poder crescer, melhorar de vida”, comemora.

Já a Associação das Agricultoras e Agricultores Familiares do Assentamento 1º de Julho (Asprijulho), que também é composta em sua maioria por mulheres, foi estruturada com um trator de 75 cv, uma grade aradora, uma plantadeira e adubadeira, dois microtratores com acessórios (enxada rotativa, encanteirador e carreta) e dois sistemas de irrigação localizada por gotejamento para 500 m², incluindo caixa d'água de mil litros e bomba periférica de 0,5 cv.

Instalada no Núcleo Rural Aguilhada, em São Sebastião, a Asprijulho produz banana, laranja, milho, feijão, mandioca, couve, alface, cebolinha e cheiro-verde, entre outras atividades. Os equipamentos doados pela Codevasf vão beneficiar 210 famílias no Assentamento 1º de Julho e no Assentamento Mangueiral.

Por meio das doações, a Codevasf busca melhorar a produtividade, facilitar o cultivo e a colheita e potencializar as práticas sustentáveis em zonas rurais. “O objetivo é promover a estruturação de atividades produtivas de associações de pequenos produtores por meio da mecanização agrícola. Os bens doados contribuem para aumentar e diversificar a produção rural, incrementar a renda dos agricultores familiares, melhorar o uso do solo e incentivar a permanência do homem no campo”, afirma o gerente de Mecanização e Modernização Territorial da Codevasf, Cirio José Costa.

As entregas no Distrito Federal neste ano também beneficiaram:

Associação Bela Vista dos Produtores Rurais de Brazlândia e Associação dos Produtores Rurais Novo Horizonte Betinho (Aspronte), localizadas em Brazlândia;
Associação dos Produtores, Moradores e Trabalhadores Rurais da Cerâmica Santa Maria (Aprosanta), situada na colônia agrícola Ponte Alta do Gama;
Associação dos Produtores Rurais, Moradores e Defensores Ambientais do Vale do Palha (Aspalha), no Lago Norte; Associação dos Trabalhadores Rurais de Três Conquistas (Astrac), no Paranoá;
Associação Moradora Assentamento Roseli Estância do Pipiripau II e Cooperativa de Produtores Agrícola de Brasília (Cooperar), de Planaltina; e
Central das Associações de Produtores Rurais e Agricultores Familiares de São Sebastião e Instituto Social de Apoio a Agricultura Familiar da Aguilhada, de São Sebastião.

Comentários para "Agricultores familiares no DF ganham equipamentos para apoiar produção":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório