Memorial TJDFT lança livros sobre cotidiano dos tribunais e identidade judaica

Significado do templo para a identidade judaica

Memorial TJDFT lança livros sobre cotidiano dos tribunais e identidade judaica
Memorial TJDFT lança livros sobre cotidiano dos tribunais e identidade judaica

Foto: © Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios – TJDFT

Significado do templo para a identidade judaica

© Tribunal De Justiça Do Distrito Federal E Dos Territórios – Tjdft - 12/11/2024 06:37:08 | Foto: © Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios – TJDFT

No dia 13/11, às 16h, o Memorial TJDFT – Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte será palco do lançamento dos livros “Na sala da Justiça”, da Juíza do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) Gabriela Jardon, e “Resistência Cultural num espaço ‘transmaterial’, o significado do templo para a identidade judaica”, do servidor do Tribunal Diego Lopes da Silva.

Na sala da Justiça

Gabriela Jardon, Juíza do TJDFT há 17 anos, reúne, na obra “Na Sala da Justiça”, coletânea de contos que explora o cotidiano dos tribunais e as complexidades da condição humana.

No livro, a magistrada convida o leitor a refletir sobre a vida dentro do universo forense e traz um olhar sensível sobre o papel do Juiz e os desafios reais da profissão.

“Pegue seu bocadinho de tempo, desloque-se, vá até o local do problema, veja com seus próprios olhos, roça sua pele e sinta o cheiro dos problemas, não se contentando só com as tão desconfiáveis narrativas”, escreve a magistrada.

Significado do templo para a identidade judaica

A obra “Resistência Cultural num espaço ‘transmaterial’, o significado do templo para a identidade judaica” trata do estudo da forma simbólica espacial do templo e sua relação direta com a consolidação da identidade judaica e sua resistência à absorção ou subjugação por outras culturas ao longo da história.

O livro aborda a geografia da religião, área em que o autor e servidor do TJDFT Diego Lopes da Silva tem pós-doutorado. De acordo a tese de doutorado que deu origem ao livro, a ideia de um templo celestial teria dois grandes propósitos : servir de novo referencial religioso após a profanação do templo físico e operar uma resistência cultural por meio da sublimação do conceito de templo da esfera física para um espaço sagrado “imaginalis”.

Visite o Memorial

Inaugurado em 2010, durante as comemorações do cinquentenário do TJDFT, o Memorial TJDFT tem por missão divulgar a memória do Tribunal, além de pesquisar, preservar e difundir a história da Justiça da capital brasileira. O museu abriga documentos, processos históricos, fotos e peças que contam a trajetória do Judiciário na capital.

O Memorial TJDFT está localizado no 10º andar do Bloco A, ala A, do Fórum de Brasília. O e spaço funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h, e permite visitas espontâneas ou monitoradas. Para agendar visitas monitoradas, entre em contato por meio do e-mail memoria@tjdft.jus.br ou dos telefones (61) 3103-5894/5893.

Comentários para "Memorial TJDFT lança livros sobre cotidiano dos tribunais e identidade judaica":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório