Cais do Valongo exibirá documentário no Dia da Consciência Negra 

Pela primeira vez, data será comemorada como feriado nacional

Cais do Valongo exibirá documentário no Dia da Consciência Negra 
Cais do Valongo exibirá documentário no Dia da Consciência Negra 

Foto: © TOMAZ SILVA/AGÊNCIA BRASIL

Pela primeira vez, data será comemorada como feriado nacional

Douglas Corrêa - Repórter Da Agência Brasil  - 20/11/2024 07:21:27 | Foto: © TOMAZ SILVA/AGÊNCIA BRASIL

A Defensoria Pública da União (DPU) no Rio de Janeiro lança nesta quarta-feira (20), Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, o documentário Cais do Valongo: Luta pela Memória e Reconhecimento . Será às 16h, no Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos (IPN), localizado na Gamboa, zona portuária da cidade.

O evento, que vai marcar o Dia da Consciência Negra, promoverá uma reflexão sobre o legado do Cais do Valongo, um dos sítios arqueológicos mais importantes para a história afro-brasileira e o reconhecimento da diáspora africana.

O espaço sagrado Cais do Valongo é importante lugar de preservação da memória da cultura negra. Entre 1775 e 1830, foi a maior porto de entrada de africanos escravizados nas Américas. O sítio arqueológico conserva mais de 510 mil itens que testemunham a diversidade cultural e a resistência dos povos africanos. Desde 2017, o Valongo é reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como patrimônio mundial, um marco fundamental para o movimento afro-brasileiro.

Além do reconhecimento simbólico, a DPU e o Ministério Público Federal têm trabalhado em ações conjuntas que visam a proteção e a valorização do patrimônio histórico. Entre elas, destacam-se o Projeto de Lei 4.894/2020, que propõe a criação do Museu da História da Escravidão e da Consciência Negra, e o Projeto de Lei 2.000/2021, que busca estabelecer diretrizes para a especial proteção do Cais do Valongo.

Programação do evento

O evento terá início com recepção aos convidados e uma mesa de abertura, seguida pela exibição do documentário. Em seguida, a partir das 17h, ocorrerá uma roda de conversa, com representantes de diversos setores, sobre a preservação e o reconhecimento do Cais do Valongo.

Será discutida a importância do Valongo e da Pequena África como territórios de resistência e memória e os desafios para a preservação desse patrimônio. Após as exposições, o público terá a oportunidade debater com os conferencistas.

Pela primeira vez, o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra será feriado nacional. O projeto de lei que institui o feriado em todo o Brasil foi sancionado em 21 de dezembro de 2023 pelo presidente Lula.

Relacionadas

MPF-RJ quer suspender construção de prédios no Cais do Valongo

MPF-RJ quer suspender construção de prédios no Cais do Valongo

Edição:

Graça Adjuto

Dia da Consciência Negra documentário Cais do Valongo

Comentários para "Cais do Valongo exibirá documentário no Dia da Consciência Negra ":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório