Maestro João Carlos Martins defende no Senado a obrigatoriedade do ensino de música nas escolas
Foto: Imagem Fernando Mucci
Maestro João Carlos Martins defende no Senado a obrigatoriedade do ensino de música nas escolas
Redação Com Informações De Agência - 01/12/2024 07:34:58 | Foto: Imagem Fernando Mucci
Discussão sobre o tema acontecerá na próxima semana, em 3 de dezembro, na Comissão de Educação do Senado Federal .
O maestro João Carlos Martins defenderá, na próxima terça-feira, 3 de dezembro, a obrigatoriedade do ensino da música nas escolas do ensino fundamental nas aulas de artes, que hoje é opcional. A discussão sobre o tema acontecerá a partir das 14h, na Comissão de Educação do Senado Federal.
Durante sua exposição, o maestro explicará como a música perdeu espaço desde o ano de 2008, quando a matéria voltou a integrar o currículo escolar. João Carlos Martins também apresentará os benefícios decorrentes de seu aprendizado através de um projeto desenvolvido nos últimos cinco anos pela equipe de professores da Fundação Bachiana, da qual faz parte.
Segundo ele, seu objetivo é realizar o sonho de Villa-Lobos de unificar o Brasil em forma de coração através da música: “Levar a música para as escolas é mais do que ensinar instrumentos, é abrir as portas para um universo de criatividade, disciplina e união”, diz.
João Carlos Martins, maestro e músico brasileiro, possui uma trajetória singular no cenário musical do século XX. Reconhecido como um dos maiores intérpretes de Johann Sebastian Bach, sua carreira atingiu o ápice com a gravação da obra completa para teclado do renomado compositor. No entanto, sua jornada foi marcada por desafios físicos, que ele superou com resiliência e determinação, redirecionando sua paixão pela música para a regência.
Em 2020, João Carlos Martins emocionou o mundo ao voltar a tocar piano utilizando luvas biônicas avançadas, mostrando sua capacidade de superar obstáculos e sua criatividade em nome da música.
Comentários para "João C. Martins defende a obrigatoriedade do ensino de música nas escolas":