O projeto de restauração do espaço previu qualificações como conforto sonoro.
Foto: Na Sala Martins Pena, a plateia foi adaptada com uma angulação que permite a visualização dos espetáculos no palco de qualquer lugar | Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília
O projeto de restauração do espaço previu qualificações como conforto sonoro.
Por adriana Izel, Da Agência Brasília | Edição: Débora Cronemberger - 04/12/2024 15:27:16 | Foto: Na Sala Martins Pena, a plateia foi adaptada com uma angulação que permite a visualização dos espetáculos no palco de qualquer lugar | Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília
Equipamentos mais tecnológicos, adequação acústica e acessibilidade são alguns dos elementos que trazem a Sala Martins Pena do Teatro Nacional Claudio Santoro inaugurada em 1966 para o século atual. A modernização do ambiente está sendo feita junto à restauração do equipamento público, promovida pelo Governo do Distrito Federal (GDF) por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) e da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), com investimento de R$ 70 milhões.
Antes do fechamento, toda a parte cênica da sala era manual. Agora, foi feita uma qualificação para que o ambiente possa contar com varas motorizadas de iluminação cênica. Os equipamentos permitem a instalação de luzes e efeitos para serem utilizados em diferentes tipos de montagens, desde espetáculos a shows musicais.
“A Sala Martins Pena estará no cenário cultural nacional representando Brasília magnificamente. Sem dúvidas, será a melhor sala da cidade e estará entre as mais qualificadas do Brasil”
Antonela Solé, diretora-executiva da Solé Associados
“Já é uma praxe de mercado. Todos os grandes e bons teatros do Brasil trabalham com as varas de iluminação motorizadas”, explica Antonela Solé, diretora-executiva da Solé Associados, empresa responsável pelo novo projeto do Teatro Nacional Claudio Santoro.
Outra atualização foi feita no sentido de garantir melhor conforto sonoro para artistas e público. Para isso, foram feitas pequenas adequações acústicas no espaço.
“A Orquestra Sinfônica queria uma sala mais absorvente. Conseguimos deixá-la mais viva, com um tempo de reverberação melhor, que é a resposta acústica da sala. Quando o som sai do palco de forma amplificada ou natural, ele tem que chegar aos ouvidos do público ao mesmo tempo sem dar eco ou se perder. Com uma pequena qualificação, teremos o mesmo patamar de outras salas brasileiras”, revela a diretora-executiva.
A implantação da acessibilidade também é outro aspecto de modernização da sala. A plateia foi adaptada com uma angulação que permite a visualização dos espetáculos no palco de qualquer lugar. Isso foi feito para atender a parte superior, onde foram reservados espaços para cadeirantes e pessoas com deficiência visual, que poderão estar acompanhadas de cão-guia. Também foram instalados assentos específicos para pessoas obesas e com dificuldade de mobilidade.
“Trouxemos toda essa questão de acessibilidade, tecnologia e conforto sonora para a sala com o objetivo de que as pessoas consigam trabalhar de forma rápida e veloz. Queremos que o artista possa fazer uma entrega de mais qualidade para o espectador. A Sala Martins Pena estará no cenário cultural nacional representando Brasília magnificamente. Sem dúvidas, será a melhor sala da cidade e estará entre as mais qualificadas do Brasil”, destaca Antonela Solé.
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