A cerimônia de assinatura contou com a presença de Cui Yonghui.
Foto: China Daily
A cerimônia de assinatura contou com a presença de Cui Yonghui.
Diário Do Povo Online - 31/10/2024 09:38:37 | Foto: China Daily
Visitantes admiram buganvílias em Xiamen, na província de Fujian, em março de 2023. A planta, nativa de países da América do Sul, incluindo o Brasil, foi designada como flor da cidade de Xiamen em 1986.
Xiamen, uma cidade costeira na província de Fujian, no leste da China, continuará compartilhando conhecimento em saúde e governança com Fortaleza, uma cidade portuária no nordeste do Brasil, após o estabelecimento de uma relação fraterna em maio do ano passado, segundo autoridades locais.
As cidades irmãs são também conhecidas como "Cidades Gêmeas do BRICS", pois ambas sediaram cúpulas do BRICS, uma sigla para Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul - os membros originais do grupo de economias emergentes.
As cidades intensificarão a cooperação, principalmente por meio de trocas de conhecimento médico entre o Hospital Cardiovascular de Xiamen, afiliado à Universidade de Xiamen, e o Hospital de Messejana, uma instituição de tratamentos cardiovasculares em Fortaleza, de acordo com o governo da cidade de Xiamen.
As autoridades de Xiamen continuarão a convidar seus colegas de Fortaleza para participar de sessões de treinamento em uma base de inovação para parceiros do BRICS em Fujian, anunciou o governo da cidade, em uma resposta por escrito ao jornal China Daily.
A colaboração entre as duas cidades para combater doenças cardiovasculares — a principal causa de mortalidade no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde — se intensificou em março, quando o Hospital de Messejana enviou um médico ao Hospital Cardiovascular de Xiamen para um programa de pesquisa e estudo de seis meses.
No mês seguinte, os dois hospitais formalizaram sua parceria assinando um acordo para cooperar em áreas como diagnósticos cardiovasculares, treinamento de talentos e tecnologias de informação em saúde.
A cerimônia de assinatura contou com a presença de Cui Yonghui, secretário do Comitê Municipal do PCCh em Xiamen, e Elmano de Freitas, governador do Ceará, estado brasileiro onde Fortaleza está localizada.
Eles prometeram reforçar a cooperação em saúde, logística, educação, cultura e treinamento de talentos — um compromisso que se alinha com a celebração dos 50 anos de relações diplomáticas entre a China e o Brasil neste ano.
Em setembro, os dois hospitais convocaram um fórum virtual sobre saúde cardiovascular, como parte dos esforços da China para aprimorar a cooperação entre as nações do BRICS neste âmbito.
Desde o estabelecimento dos laços entre as cidades, quatro autoridades do governo municipal de Fortaleza, do setor econômico e das autoridades portuárias participaram de programas de treinamento organizados em Xiamen, como parte da iniciativa de construir uma base de inovação para a parceria do BRICS na nova revolução industrial.
A iniciativa foi proposta pelo presidente Xi Jinping durante a 12ª Cúpula do BRICS em novembro de 2020 e foi inaugurada em Xiamen em setembro de 2021, oferecendo às nações do BRICS a oportunidade de implementar inovações tecnológicas e transformações digitais estimuladas pela nova revolução industrial.
Em julho do ano passado, autoridades de Fortaleza participaram em sessões de treinamento com foco no desenvolvimento de alta qualidade da economia marinha em Xiamen.
Ao retornarem ao Brasil, uma das autoridades compartilhou com a Agência de Notícias Xinhua suas aspirações por mais avanços colaborativos no setor de economia marinha com Xiamen, enfatizando o potencial de uma parceria em energia de hidrogênio marítimo.
Enquanto isso, em 1986, a buganvília, nativa da América do Sul, foi designada como a flor da cidade de Xiamen, após sua introdução na região, simbolizando as conexões culturais e botânicas entre as duas cidades.
Com base em sua nova parceria no ano passado, Xiamen e Fortaleza estão colaborando em setores diversos, incluindo educação, biofármacos, energia limpa e tecnologias inovadoras.
Essa cooperação pragmática está projetada para impulsionar o progresso e o desenvolvimento mútuos nessas áreas críticas, promovendo o crescimento compartilhado de cidades.
Durante sua visita a Fortaleza em abril, Cui, o secretário do Partido de Xiamen, participou de uma exposição de fotografia centrada no tema das cidades gêmeas do BRICS convergindo em boa vontade. Ele doou também mais de 200 livros para a biblioteca de Fortaleza, exibindo os esforços de modernização da China, a cultura chinesa e as tradições de Xiamen.
Comentários para "Colaboração: Cidades gêmeas chinesas e brasileiras fortalecem laços":