Com mais de 2.000 anos de história em artesanato cerâmico, a pequena cidade se tornou uma janela para a abertura e inclusão da civilização chinesa
Foto: Xiao Benxiang/Diário do Povo Online
Com mais de 2.000 anos de história em artesanato cerâmico, a pequena cidade se tornou uma janela para a abertura e inclusão da civilização chinesa
Diário Do Povo Online - 23/12/2024 09:39:55 | Foto: Xiao Benxiang/Diário do Povo Online
Zhou Shanshan, Diário do Povo
Jingdezhen, uma cidade conhecida como a "capital da porcelana", na província de Jiangxi, no leste da China, ostenta um charme distinto e ambiente artístico, provenientes de sua rica cultura de cerâmica.
Com mais de 2.000 anos de história em artesanato cerâmico, a pequena cidade se tornou uma janela para a abertura e inclusão da civilização chinesa.
O centro comercial China Jingdezhen International Ceramics Expo abriga quase 1.000 marcas internacionais de cerâmica, constituindo uma rede global de comércio em torno do setor.
A cidade hospeda mais de 60.000 "Jingpiaos", ou migrantes que vieram até à cidade para seguir carreira na indústria da cerâmica, incluindo estrangeiros que são frequentemente avistados em oficinas, lojas e escolas.
Usando a cerâmica como ponte, Jingdezhen está recebendo visitantes do mundo inteiro para promover expressões artísticas diversas, tendo-se tornado uma "cidade dos sonhos" para artistas de cerâmica.
Jingdezhen é cada vez mais uma cidade global. Em 2023, a loja oficial de Jingdezhen foi inaugurada em Dubai, fornecendo uma nova plataforma para intercâmbios culturais e comércio exterior para empresas de cerâmica locais. As estatísticas revelam que, desde 2013, o crescimento médio anual do volume de exportação de cerâmica de Jingdezhen ultrapassou 20%.
Durante séculos, os produtos de cerâmica de Jingdezhen atravessaram rios e oceanos, partindo da China para o mundo. O impacto global da cidade é tão profundo que foi uma das únicas três cidades chinesas mencionadas nos mapas de museus britânicos durante o século XVI.
Enquanto única zona piloto de herança e inovação da cultura cerâmica nacional da China, Jingdezhen está continuamente compartilhando suas histórias culturais de cerâmica com o mundo.
Ela criou centros de experiência internacional para a cultura cerâmica na Itália e em vários outros países, e desenvolveu um mapa interativo junto com mais de 100 museus e instituições arqueológicas.
Por exemplo, a exposição internacional "Blanc de Chine -- Dehua Porcelain" irá sediar atividades de intercâmbio cultural em mais de 20 países e regiões em cinco anos. O padrão de gelo rachado normalmente encontrado na cerâmica celadon Longquan criou um design importante para as medalhas das Olimpíadas de Inverno de Beijing, cativando atletas de todo o mundo.
Ao longo de sua longa história, Jingdezhen tem consistentemente abraçado novas ideias, experimentado novas técnicas e explorado novas expressões estéticas.
Por exemplo, o azul-samarra persa adornou a porcelana de Jingdezhen, criando a narrativa lendária da cerâmica azul e branca. Muitos vasos absorveram as características de design de outras partes do mundo, como é representado pelos vasos Meiping, vasos em forma de lua e vasos planos com alça dupla.
Os "Oito Amigos de Zhushan", um grupo de artesãos de Jingdezhen amplamente conhecido por suas inovações em pintura de porcelana, levaram a porcelana família rosa a um novo patamar ao integrar técnicas de pintura chinesas e ocidentais.
No Taoxichuan International Studio, um artista de cerâmica americano, que vive em Jingdezhen há muitos anos, estava operando sua impressora 3D. Ele integrou engenhosamente técnicas de pintura e elementos culturais que aprendeu em países como Coreia do Sul e Japão em seus designs.
Nos últimos anos, Jingdezhen adotou várias medidas para promover um ambiente artístico vibrante entre os entusiastas globais de cerâmica.
Ela apresentou o Programa de Aves Migratórias para atrair artistas internacionais para residências e estendeu suas cadeias de incubação empresarial para apoiar startups de negócios em diferentes estágios de desenvolvimento. Foram também criados centros de serviços para fornecer suporte abrangente para aqueles que vêm aqui para perseguir seus sonhos de cerâmica.
Esses esforços expandiram novos horizontes para a indústria cerâmica, criaram possibilidades sem precedentes e enriqueceram a criatividade da cultura cerâmica da cidade.
Comentários para ""Capital da porcelana" Jingdezhen: uma janela para a abertura e inclusão da China":