Projeto ANDUS lança policy brief com metodologia inovadora e recomendações para fortalecer ações locais como parte da Iniciativa Internacional para o Clima
Agência Gov | Via Cidades - 03/04/2025 07:41:53 | Foto: Agência Gov Br
Como levar a agenda climática ao território brasileiro? Essa é a pergunta que direciona a atuação do Projeto ANDUS – Apoio à Agenda Nacional de Desenvolvimento Urbano Sustentável no Brasil –, desenvolvido em parceria com o Ministério das Cidades, que acaba de lançar o policy brief “Cidades como protagonistas na agenda climática” . O documento marca o início de uma série de publicações que detalham experiências e metodologias voltadas a impulsionar a ação climática local.
Desde 2017, o Projeto ANDUS busca consolidar o protagonismo das cidades brasileiras na implementação de políticas públicas ambientais, também com o apoio do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), e da Cooperação Brasil-Alemanha por meio da GIZ.
A publicação apresenta uma metodologia baseada em três mentorias temáticas – Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos Urbanos, Mulheres Negras pelo Clima e Ordenamento Territorial Municipal para Cidades Amazônicas. Essas iniciativas foram conduzidas com representantes de diversas regiões, respeitando especificidades territoriais e promovendo inovação, aprendizado em rede e fortalecimento institucional.
Para cada um dos temas abordados nas mentorias, foi elaborada uma série de materiais de comunicação — incluindo policy briefs, reportagens e vídeos — que detalham as ações desenvolvidas, os resultados alcançados e os impactos gerados nos municípios participantes. O conteúdo, que será lançado ao longo das próximas semanas, mostra como as iniciativas contribuíram para fortalecer as cidades brasileiras, ampliar a capacidade de gestão local e promover uma governança climática alinhada aos desafios contemporâneos.
O policy brief também reúne recomendações estratégicas para ampliar o impacto das ações climáticas nos municípios, como inclusão de raça e gênero no planejamento urbano, fortalecimento das lideranças comunitárias, articulação intergovernamental e ampliação de investimentos e do uso de plataformas digitais para capacitação técnica, como a ReDUS e o Portal Capacidades, do Ministério das Cidades.
Leia o policy brief “Cidades como protagonistas na agenda climática” na íntegra: https://www.andusbrasil.org.br/acervo/publicacoes/260-cidades-como-protagonistas-na-agenda-climatica
Comentários para "Brasil e Alemanha se unem para garantir protagonismo das cidades brasileiras na luta contra a crise climática":