Supercomputador mostra detalhes sem precedentes dos restos da explosão de supernova
Supercomputador - 08/04/2024 16:40:37 | Foto: CC0 / Agência Sputnik Brasil
O governo federal informou nesta semana que o supercomputador brasileiro Santos Dumont passará por aperfeiçoamento e terá a maior capacidade de armazenamento da América Latina até novembro deste ano.
De acordo com a nota do governo, a expansão é fruto de um acordo entre o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) e a empresa do Grupo Atos, Even, que terá investimentos de US$ 19,4 milhões (cerca de R$ 100 milhões).
"O Supercomputador Santos Dumont terá sua capacidade quadruplicada para atender às crescentes necessidades da comunidade acadêmica. Com essa expansão significativa, financiada pela Petrobras, o Santos Dumont estará ainda mais preparado para apoiar iniciativas de pesquisa de ponta, especialmente no setor de energia", diz a nota.
Localizada na cidade de Petrópolis, na Região Serrana do estado do Rio de Janeiro, a máquina terá a capacidade computacional estendida de 17 Petaflops, baseada na arquitetura BullSequana XH3000 da Eviden.
Com isso, o supercomputador se tornará o mais poderoso da América Latina para pesquisa acadêmica e deverá estar disponibilizado para estudos a partir de janeiro de 2025.
Ele equivalerá a dezenas de milhares de computadores modernos de uso doméstico e poderá atender um número muito maior de projetos simultaneamente.
Supercomputador mostra detalhes sem precedentes dos restos da explosão de supernova (FOTO)
Santos Dumont
Qualquer pesquisador que precise desse tipo de equipamento para a execução de um projeto pode entrar em contato com o LNCC e apresentar a sua demanda.
Estudos sobre a COVID-19, sobre uso de fármacos no tratamento da doença, pesquisa de bases moleculares das comorbidades associadas ao desenvolvimento da COVID-19 e sobre câncer já utilizaram o equipamento.
Comentários para "Supercomputador mais potente do Brasil terá capacidade quadriplicada e será o mais poderoso da AL":