Cientistas chineses clonam com sucesso o iaque, bovino nativo das montanhas da Ásia Central

Os cientistas usaram tecnologias de seleção do genoma completo e clonagem de células somáticas para produzir o iaque clonado

Cientistas chineses clonam com sucesso o iaque, bovino nativo das montanhas da Ásia Central
Cientistas chineses clonam com sucesso o iaque, bovino nativo das montanhas da Ásia Central

Agência Xinhua - 15/07/2025 11:36:59 | Foto: Xinhua/Jigme Dorje

Lhasa, 12 jul (Xinhua) -- Um iaque clonado nasceu por cesariana na quinta-feira em uma base de procriação de iaques no distrito de Damxung, na Região Autônoma de Xizang, no sudoeste da China, informaram pesquisadores. O iaque é um mamífero bovino nativo do planalto tibetano, morfologicamente adaptado a altitudes extremas.

O bezerro clonado pesava 33,5 kg ao nascer, mais pesado do que a maioria dos recém-nascidos de iaque, de acordo com os pesquisadores.

Repórteres da Xinhua viram o bezerro, que tem uma pelagem completamente preta, na base de procriação na sexta-feira. Ele era capaz de andar e estava com boa saúde.

O projeto começou em julho de 2023 como uma iniciativa conjunta de uma equipe de pesquisa da Universidade de Zhejiang, no leste da China, do governo do distrito de Damxung e do Instituto de Biologia do Planalto da Região Autônoma de Xizang.

Os cientistas usaram tecnologias de seleção do genoma completo e clonagem de células somáticas para produzir o iaque clonado.

Fang Shengguo, que liderou a equipe de pesquisa da Universidade de Zhejiang, disse que a tecnologia de clonagem terá um papel fundamental na melhoria das raças de iaques e na construção de um sistema de criação de gado de alta altitude em Xizang.

Os iaques são endêmicos do planalto Qinghai-Xizang, servindo tanto como um importante meio de subsistência para as comunidades pastorais locais quanto como um componente integral do ecossistema do planalto.

Comentários para "Cientistas chineses clonam com sucesso o iaque, bovino nativo das montanhas da Ásia Central":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório