Reabertura da Sala Martins Pena terá Chitãozinho e Xororó, Almir Sater, OSTNCS, Melhores do Mundo e Plebe Rude

Serão cinco dias de celebração com a participação de artistas locais e nacionais, além da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro

Reabertura da Sala Martins Pena terá Chitãozinho e Xororó, Almir Sater, OSTNCS, Melhores do Mundo e Plebe Rude
Reabertura da Sala Martins Pena terá Chitãozinho e Xororó, Almir Sater, OSTNCS, Melhores do Mundo e Plebe Rude

Foto: Reabertura do Teatro Nacional, com a inauguração da nova Sala Martins Pena, será celebrada com programação especial de cinco dias | Foto: Júnior Aragão/Secec-DF

Serão cinco dias de celebração com a participação de artistas locais e nacionais, além da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro

Por adriana Izel, Da Agência Brasília* | Edição: Débora Cronemberger  - 17/12/2024 17:29:07 | Foto: Reabertura do Teatro Nacional, com a inauguração da nova Sala Martins Pena, será celebrada com programação especial de cinco dias | Foto: Júnior Aragão/Secec-DF

Cinco dias de festa vão marcar a reabertura do Teatro Nacional Claudio Santoro que ocorre com a reinauguração da Sala Martins Pena. Batizada de Projeto Viva o Teatro, a programação será nos dias 18, 20, 21, 22 e 23 deste mês e contará com apresentações de artistas locais e nacionais e da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (OSTNCS). Apenas os dois primeiros dias serão fechados; os demais serão abertos ao público, que poderá fazer a retirada dos ingressos no site Sympla em data a ser divulgada.

“Reabrir o Teatro Nacional Claudio Santoro foi um compromisso que firmamos desde o início deste governo. Entregar a Sala Martins Pena representa devolver para o Distrito Federal um de seus equipamentos públicos mais simbólicos. Esperamos que essa reinauguração aqueça o setor cultural e turístico da cidade, levando cultura, emprego e renda para a nossa população”, destaca o governador Ibaneis Rocha.

O dia da reabertura, 20 (uma sexta-feira ), terá a volta da OSTNCS, que se apresentou pela última vez dentro de uma sala do teatro em dezembro de 2013. O grupo residente do espaço estará acompanhado da dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó, dona do hit Evidências . A apresentação que levou o nome de O Novo Ato está marcada para as 20h.

A dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó se apresenta com a OSTNCS no dia 20, na reabertura do Teatro Nacional | Foto: Divulgação

Dois dias antes, a programação é dedicada aos profissionais que participaram das obras de restauração do Teatro Nacional, que incluíram a Sala Martins Pena e seu respectivo foyer e as adequações. No dia 18, os profissionais assistirão ao concerto exclusivo da Orquestra Sinfônica, Sinfonia do Concreto , que prestará uma homenagem ao esforço de cada um dos trabalhadores na obra do espaço público.

Entre sábado e segunda-feira, a programação será aberta ao público. A programação de sábado (21), batizada de Recomeço, terá o cantor e violeiro Almir Sater, que fará, às 19h30, um show especial ao som da viola caipira e de suas letras poéticas.

Atração no domingo (22), o grupo Os Melhores do Mundo vai apresentar um espetáculo inédito em Brasília | Foto: Divulgação

No domingo (22), a programação será voltada às artes cênicas. Sob o título de De volta aos palcos , o evento terá duas sessões do espetáculo inédito em Brasília, TelaPlana, da Cia de Comédia Os Melhores do Mundo, às 17h e às 19h30. Já na segunda-feira (23), Brasília e o rock serão homenageados com show Hoje é dia de rock, da banda Plebe Rude e convidados, a partir das 20h.

“A reabertura do Teatro Nacional é mais do que uma obra exitosa, é devolver para a população do DF o maior equipamento cultural do país, não só em tamanho, em proporção, mas em grandiosidade e representatividade”, destaca o secretário de Cultura e Economia Criativa, Claudio Abrantes. “Estamos muito felizes, emocionados e gratos ao GDF pela parceria e pela possibilidade de fazer parte deste momento histórico”, completa.

Restauração

A Sala Martins Pena será reinaugurada com a capacidade ampliada. Serão 480 lugares, sendo 470 poltronas e os demais em áreas específicas para cadeirantes e pessoas com deficiência visual com apoio de cão-guia.

A Sala Martins Pena será reinaugurada com a capacidade ampliada. Serão 480 lugares, sendo 470 poltronas e os demais em áreas específicas para cadeirantes e pessoas com deficiência visual com apoio de cão-guia

Poltronas, carpetes e cortinas originais foram substituídos devido à presença de materiais inflamáveis na composição. Além disso, os banheiros foram reformados e se tornaram acessíveis, duas saídas de emergência foram construídas, a área expositiva foi recuperada para se tornar um memorial, e todo o sistema de ventilação e iluminação foi atualizado. Todas as mudanças foram feitas respeitando a originalidade do projeto.

O Teatro Nacional Claudio Santoro foi fechado em 2014 pelo Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) e pelo Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios (MPDFT) por descumprimento das diretrizes previstas na legislação. Foram constatadas mais de 100 irregularidades.

A obra de restauração teve início pelo Governo do Distrito Federal (GDF) em dezembro de 2022 pela Sala Martins Pena e seu respectivo foyer. A viabilidade da reforma só ocorreu depois que este GDF decidiu fracionar o projeto em quatro etapas.

Com investimento de R$ 70 milhões por meio da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF), a primeira etapa consiste na adequação da infraestrutura para as diretrizes atuais, bem como a recuperação de uma das salas. O GDF já anunciou que serão investidos R$ 320 milhões na próxima fase da obra. Os projetos das demais etapas incluem a Sala Villa-Lobos, o Espaço Dercy Gonçalves, a Sala Alberto Nepomuceno e o anexo.

Programação – Projeto Viva o Teatro

→ Dia 18: Concerto da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, às 20h (exclusivo para os operários da obra)
→ Dia 20: Show da dupla Chitãozinho e Xororó acompanhado da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, às 20h (exclusivo para convidados)
→ Dia 21: Show do músico Almir Sater, às 19h30 (aberto ao público)
→ Dia 22: Apresentação do espetáculo TelaPlana da Cia de Comédia Os Melhores do Mundo (aberto ao público), às 17h e às 19h30
→ Dia 23: Show em homenagem a Brasília e o rock com a Plebe Rude e convidados, às 20h (aberto ao público).

*Com informações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Comentários para "Reabertura da Sala Martins Pena terá Chitãozinho e Xororó, Almir Sater, OSTNCS, Melhores do Mundo e Plebe Rude":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório