Confira agenda cultural deste fim de semana no Distrito Federal

Além da programação natalina para curtir com toda a família, acontecem exposições e apresentações teatrais

Confira agenda cultural deste fim de semana no Distrito Federal
Confira agenda cultural deste fim de semana no Distrito Federal

Foto: Casa do Papai Noel e roda gigante são atrações do Nosso Natal - Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Além da programação natalina para curtir com toda a família, acontecem exposições e apresentações teatrais

Brasil De Fato | Brasília (df)  - 21/12/2024 11:32:00 | Foto: Casa do Papai Noel e roda gigante são atrações do Nosso Natal - Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Começa nesta sexta-feira (20) a programação do Natal Flor do Cerrado , realizado na Torre Digital, com atrações culturais e atividades gratuitas para toda a família. A festa segue até o dia 31 de dezembro.

A programação diária inicia às 17h com a tradicional chegada do Papai Noel e atividades no Espaço Kids com pintura facial e oficina de desenho. Às 19h, haverá contação de história natalina com Nyedja Gennar, encerrando às 21h com o Coral Friends.

Nosso Natal

O Nosso Natal , evento comemorativo do GDF, segue iluminando a Esplanada dos Ministérios. A população pode conferir gratuitamente todas as atrações montadas no local até o dia 30, das 17h às 23h, exceto no dia 24.

O espaço encanta e diverte os visitantes com árvore de Natal de 30 metros, roda-gigante, carrossel, presépio e a grande novidade deste ano: a pista de patinação no gelo. Também está à disposição do público uma praça de alimentação e uma feira de presentes, além de apresentações musicais e artísticas.

Para as crianças, há trenzinho, casa do Papai Noel, teatro infantil e oficinas de confecção de adereços natalinos e cartas ao Bom Velhinho. Para o teatro e as oficinas, é necessário retirar ingressos antecipados, de forma gratuita. São duas sessões por dia, às 18h e às 20h, com 80 ingressos para cada uma delas. A reserva dos bilhetes começa às 8h do dia da sessão, no site.

Documentário cotas raciais na UnB

O Cineclube Mapati promove, nesta sexta-feira (20), às 19h30, a exibição gratuita do premiado docudrama Rumo , no Espaço Cultural Mapati, localizado na 707 Norte. O filme marca os 20 anos da implementação das cotas raciais na Universidade de Brasília (UnB), a primeira instituição federal a adotar a política no Brasil.

Dirigido pelos cineastas Bruno Victor e Marcus Azevedo, ambos ex-alunos da UnB, Rumo mistura realidade e ficção para abordar o impacto e a relevância dessa iniciativa pioneira no cenário educacional brasileiro. Com uma narrativa envolvente e que convida o público a refletir sobre inclusão, igualdade e transformação social, o filme também destaca o papel do coletivo EnegreSer, que, nos anos 2000, liderou o movimento que culminou na adoção das cotas raciais na UnB.

No elenco, Leni Rabbi e Sierra Veloso dão vida a uma família periférica do Distrito Federal empenhada em superar os desafios impostos por um sistema educacional historicamente excludente.

Reconhecido no 55º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, Rumo foi premiado como Melhor Ficção pelo Júri Popular e recebeu o Prêmio Especial do Júri.

A entrada é gratuita e os ingressos devem ser retirados pelo Sympla.

Serviço:

Docudrama Rumo, no Espaço Cultural Mapati

Data: Sexta-feira, 20 de dezembro de 2024

Horário: 19h30

Local: SHCGN 707, Bloco K, Casa 05, Asa Norte, Brasília/DF

Classificação Indicativa: Livre

Entrada franca

Exposições

Até 9 de fevereiro, a Caixa Cultural Brasília recebe a exposição Labirinto , do artista André Severo. Com curadoria de Marília Panitz, Labirinto é uma grande instalação baseada na desconstrução de uma série de imagens coletadas por André Severo há cerca de duas décadas e reelaboradas entre os anos pandêmicos de 2020 e 2021. A visitação é aberta de terça a domingo. A entrada é franca.

Em Labirinto , sons, textos, ideias e ambientes são incorporados a uma coleção de imagens cuidadosamente selecionadas. São seis telas com projeções, cerca de 400 fotografias e diversos textos que marcam a passagem cronológica de um ano de pandemia. As fotografias foram reelaboradas com intervenções em camadas sobrepostas, criando a sensação de adentramento em um espaço-labirinto. A instalação aposta no imperativo da relação entre memória e consciência como possibilidade de uma criação particular de tempo e espaço.

E para quem estiver de passagem pela Esplanada dos Ministérios, uma opção é conferir a nova exposição do Museu Nacional da República. Intitulada Arte: Estrela do Silêncio , a mostra conta com 22 obras sobre a história do artista e arquiteto mineiro Marcos Anthony e estará disponível até 15 de março.

Com elementos de cubismo, expressionismo e arte contemporânea, as peças são acessíveis a pessoas com deficiência (PcD), requisito essencial para acessibilidade e tratado com prioridade pelo artista, que é surdo. Por meio de QR Code, é possível ter as informações das telas com audiodescrição e linguagem de sinais pelo celular.

Teatro

A Cia. de Comédia Os Melhores do Mundo apresenta em Brasília, neste fim de semana, o espetáculo Dingou Béus , encerrando a turnê nacional que celebra os 29 anos de história do grupo. A primeira sessão será neste sábado (21) às 19h e 21h30, no Espaço Cultural Caesb, em Águas Claras. Os ingressos custam a partir de R$ 50 e estão disponíveis no aplicativo ou site da Bilheteria Digital.


Dingou Béus é o auto de Natal da cia. Usa e abusa das tradições de fim de ano, ainda que tente se estabelecer como tal. O espetáculo é realizado sempre no mês de dezembro, há 25 anos, levando para públicos de todo o Brasil uma visão mais ousada e divertida da festa cristã.

SERVIÇO

“Dingou Béus”, com a Cia. de Comédia Os Melhores do Mundo

21 de dezembro (sábado), às 21h30

No Espaço Cultural Caesb (Avenida Sibipiruna, Lote 13/21 – Águas Claras)

28 de dezembro (sábado), às 20h

29 de dezembro (domingo), às 19h
No Teatro Royal Tulip (SHTN Trecho 1)

21ª Mostra do Filme Livre

A maior mostra de cinema do Brasil focada na produção independente é cria do CCBB! A Mostra do Filme Livre (MFL), em cartaz no CCBB Brasília até este domingo (22), oferece ao público a rara chance de ver a potência e a criatividade do cinema livre produzido no país. O ingresso é gratuito, mediante a retirada no site e na bilheteria física do CCBB. Depois da capital federal, a MFL segue, ainda, para os CCBBs do Rio de Janeiro e São Paulo.

A MFL em Brasília apresenta este ano 130 filmes entre curtas, médias e longas-metragens, de todos os gêneros, formatos e regiões do Brasil. As sessões, tradicionalmente, destacam o melhor da produção nacional, a exemplo de Autorias, com filmes de artistas renomados na MFL. Já a Territórios, também destaque no fim de semana, abre espaço para lugares de fala e pertencimentos.

A Mostrinha Livre, inclui a garotada com filmes para crianças de várias idades. Sessões acessíveis também estão programadas. Serão duas sessões infantis no fim de semana, sábado e domingo, sempre às 11h.

De sexta a domingo, o cinema mais radical com todo o seu experimentalismo também tem seu canal na Mostra do Filme Livre, mais precisamente na Cabine Livre, espaço montado no CCBB, onde essa produção é exibida em looping, das 15h às 19h.

Nesta última semana há destaque também para a produção do Distrito Federal. Da cena local, duas produções serão apresentadas no sábado (21): Lagoa do Nado, de Arthur B. Senra, que será exibido na sessão Territórios 4, no sábado, às 13h, e Caravana da Coragem, de Pedro B. Garcia, incluído na sessão Autorias 2, às 19h.


Filme X LAPSO / Foto: divulgação

“O cinema brasileiro em geral tenta voltar aos patamares de produção e difusão pré-pandemia e a MFL se junta a centenas de mostras, festivais e cineclubes para preencher uma grande e histórica lacuna audiovisual, a da exibição, quase sempre deixada de lado em detrimento à produção. O resultado são milhares de filmes feitos por ano no país, que depois enfrentam dificuldades de serem vistos pelo grande público além da internet. Nossa missão é ajudar na valorização e reconhecimento do cinema mais original e potente que temos, o cinema livre, independente, possível”, destaca Guilherme Whitaker.

Serviço:

21ª MOSTRA DO FILME LIVRE

Patrocínio: Banco do Brasil

Curadoria: Guilherme Whitaker,Scheilla Franca e Gabriel Sanna

Produção: WSET Multimídia - www.wsetfilmes.com

Realização: Centro Cultural Banco do Brasil

www.bb.com.br/cultura

Local: Cinema do CCBB Brasília

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino

RELACIONADAS

Comentários para "Confira agenda cultural deste fim de semana no Distrito Federal":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório