Projeto Turismo Fora dos Eixos incentiva protagonismo cultural de quatro cidades do DF

Guias de atividades em Ceilândia, Planaltina, São Sebastião e Samambaia estão disponíveis para download gratuito

Projeto Turismo Fora dos Eixos incentiva protagonismo cultural de quatro cidades do DF
Projeto Turismo Fora dos Eixos incentiva protagonismo cultural de quatro cidades do DF

Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília / Museu Histórico e Artístico de Planaltina

Guias de atividades em Ceilândia, Planaltina, São Sebastião e Samambaia estão disponíveis para download gratuito

Catarina Loiola, Da Agência Brasília | Edição: Débora Cronemberger - 23/12/2024 06:52:33 | Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília / Museu Histórico e Artístico de Planaltina

A riqueza cultural do Distrito Federal não se concentra apenas no Plano Piloto. A diversidade e criatividade do brasiliense está presente em todas as regiões administrativas (RAs), com identidades únicas e diversas vertentes artísticas. Com o objetivo de mostrar a pungência de cada cidade, surgiu o projeto Turismo Fora dos Eixos – Conectando Pessoas e Lugares, disponível gratuitamente para download.

Realizada pelo Sebrae-DF, em parceria com o Instituto BRB, a iniciativa reúne os melhores rolês disponíveis em quatro pontos do Quadradinho: Ceilândia, Planaltina, Samambaia e São Sebastião. A diretora-superintendente do Sebrae-DF, Rose Rainha, observa que a formulação dos materiais buscou incentivar o protagonismo das comunidades, em que cada uma pôde contar a própria história. “Sabemos o valor do DF e continuaremos investindo no turismo e materializando essas riquezas em guias, marcas e entregas que demonstram toda a potência do nosso território.”

Para a presidente do Instituto BRB, Leila Republicano, o projeto reforça a capacidade das RAs em gerar renda e oportunidades. “Nossa parceria com o Sebrae demonstra o compromisso em promover o reconhecimento e o pertencimento desses territórios, revelando suas belezas únicas ao Brasil e ao mundo”, pontua.

Mais do que um roteiro com pontos turísticos, os materiais mostram cantinhos escondidos que só “nativos” poderiam indicar. No guia Ceilândia – Expressões da Brasilidade, por exemplo, o leitor é convidado a conhecer os ritmos musicais que formam a região mais populosa do DF. Na Casa do Cantador, dá para dançar forró e prestigiar o repente nordestino, enquanto no Sarau-Vá – Voz e Alma e nas batalhas de rima que ocupam as quadras da cidade, quem comanda é o hip-hop.

“A ideia é conectar pessoas e lugares, criando uma experiência turística que vai além do convencional”, comenta o secretário de Turismo, Cristiano Araújo. “Queremos mostrar que cada RA tem sua importância e beleza, e que elas são essenciais para compor o Distrito Federal como um todo. Ao valorizar as regiões administrativas e suas particularidades, o projeto não apenas fortalece as identidades locais, mas também fomenta o desenvolvimento econômico e social dessas áreas. Espaços de resistência, de arte e de história tornam-se, assim, também espaços de oportunidade.”

Em Planaltina – Cerrado de Fé, foram listados 17 destinos que exaltam a identidade eclética e espiritualizada da cidade mais antiga do DF. A Praça São Sebastião, o Espaço Cultural Pé Vermelho, a Biblioteca Monteiro Lobato e o Instituto Maria do Barro compõem o roteiro, além de pontos mais conhecidos como a Pedra Fundamental e o Morro da Capelinha.

No guia Samambaia – Nosso Horizonte para Descobrir, as opções culturais e gastronômicas são destaque, com o Samba da Comunidade, as quadrilhas juninas e a Feira Permanente da QN 202. Já em São Sebastião – Um Vale de Poesia e Coragem, é possível conhecer lugares que pulsam arte coletiva, como o Beco Metamorfose, a Biblioteca do Bosque e a Praça Jardins.

Os materiais estão disponíveis para download gratuito neste site. A Secretaria de Turismo também oferece a Coleção Rotas Brasília, com passeios voltados ao Cerrado, ao rock, ao pôr do sol e muito mais. Confira aqui.

Comentários para "Projeto Turismo Fora dos Eixos incentiva protagonismo cultural de quatro cidades do DF":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório