Por Matheus Leitão: Por que Lula deveria indicar mais mulheres ao Judiciário

As ministras Cármen Lúcia, do STF, e Maria Elizabeth Rocha, do STM, foram precisas ao apontar urgência do aumento da representatividade feminina.

Por Matheus Leitão: Por que Lula deveria indicar mais mulheres ao Judiciário
Por Matheus Leitão: Por que Lula deveria indicar mais mulheres ao Judiciário

Por matheus Leitão - Revista Veja  - 14/03/2025 20:03:19 | Foto: O presidente Lula, durante discurso na tarde desta quarta-feira (12) (Canal Gov/Youtube)

Enquanto as figuras políticas continuam a propagar discursos muitas vezes machistas, Cármen Lúcia, atual presidente do Tribunal Superior Eleitoral ( TSE ), destaca-se não apenas por seu papel jurídico, mas como uma defensora incansável dos direitos das mulheres. Em recentes declarações, a ministra enfatizou a desproporcional representação feminina nos cargos públicos e a urgente necessidade de ação para corrigir essa disparidade.

Cármen Lúcia criticou abertamente a substituição de mulheres por homens em cargos de poder, especialmente no Judiciário. Ela ressaltou que, mesmo quando há listas tríplices com maioria de mulheres para cargos importantes, a escolha final muitas vezes recai sobre homens. Essa prática, segundo ela, é “inaceitável” e contraria os princípios de igualdade e justiça que deveriam nortear as instituições públicas.

Outro marco histórico recente é a posse da ministra Maria Elizabeth Rocha como a primeira mulher a presidir o Superior Tribunal Militar (STM) em 217 anos de história do órgão. Em seu discurso de posse, ela afirmou:“Sou feminista e me orgulho de ser mulher”.

Natural de Belo Horizonte, formada pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e doutora em Direito Constitucional pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Maria Elizabeth compõe o STM desde 2007, quando foi indicada durante o primeiro mandato do presidente Lula. Sua trajetória é um exemplo de competência e resistência em um ambiente tradicionalmente dominado por homens. A nomeação dela não apenas quebra barreiras históricas, mas também reforça a importância da presença feminina em todos os espaços de poder.

Por Matheus Leitão - Revista Veja

Comentários para "Por Matheus Leitão: Por que Lula deveria indicar mais mulheres ao Judiciário":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório