Professora e Conselheira Federal de Educação, sua contribuição foi fundamental para a construção de diretrizes e políticas que estabeleceram as bases da educação pré-escolar no país
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Professora e Conselheira Federal de Educação, sua contribuição foi fundamental para a construção de diretrizes e políticas que estabeleceram as bases da educação pré-escolar no país
Por Maria José Rocha Lima - 03/02/2025 19:29:12 | Foto: Divulgação
A história da educação infantil no Brasil tem em Eurides Brito da Silva um dos seus grandes marcos institucionais. Professora e Conselheira Federal de Educação, sua contribuição foi fundamental para a construção de diretrizes e políticas que estabeleceram as bases da educação pré-escolar no país. Seu legado se inscreve no âmbito do Ministério da Educação (MEC) a partir da década de 1970, sendo reconhecido por sua importância até os dias atuais.
A Contribuição de Eurides Brito
A primeira ação oficial na educação pré-escolar brasileira, no âmbito do MEC, surgiu do Conselho Federal de Educação (CFE), por meio da Indicação nº 45/1974, elaborada por Eurides Brito da Silva. Esse documento, que reconhecia a importância da educação infantil para o desenvolvimento do ensino no país, foi seguido pelo Parecer nº 2.018/74, de autoria do relator Paulo Nathanael Pereira de Souza. Ambos foram fundamentais para a formulação das diretrizes que orientaram a criação de uma política nacional voltada à educação infantil.
Em 1975, a Coordenação de Educação Pré-Escolar (Coepre) foi inaugurada, reforçando as propostas apresentadas por Eurides Brito. Esse órgão foi responsável pela elaboração de dois documentos essenciais no campo da educação infantil: Diagnóstico Preliminar da Educação Pré-Escolar no Brasil e Educação Pré-Escolar: Uma Nova Perspectiva Nacional, ambos sob a chancela do MEC. Esses documentos trouxeram um olhar técnico e analítico sobre a realidade da educação infantil no país, servindo de base para o desenvolvimento de políticas voltadas à primeira infância.
A Consolidação da Educação Infantil no Brasil
A relevância dos documentos elaborados a partir das ações de Eurides Brito é amplamente reconhecida por pesquisadores e estudiosos da educação infantil, como Alceu Ravanello Ferrari, Fúlvia Rosemberg, Maria Machado Malta Campos e Sônia Kramer. Esses acadêmicos apontam que a criação da Coepre e a formulação das primeiras normativas sobre educação pré-escolar no Brasil foram passos fundamentais para estruturar essa etapa da educação.
Ao longo dos anos, a atuação de Eurides Brito encontrou respaldo na gestão de Vital Didonet, que esteve à frente da Coepre no MEC e foi um dos responsáveis por impulsionar a implementação dessas diretrizes. Sua liderança e comprometimento foram essenciais para consolidar políticas que resultaram na criação do Marco Legal da Primeira Infância, uma conquista histórica para a educação infantil brasileira.
O Impacto Duradouro de Eurides Brito
O legado de Eurides Brito na educação infantil vai além da formulação de documentos e diretrizes. Seu trabalho influenciou a construção de uma política pública que valorizou a educação pré-escolar como uma etapa essencial para o sucesso do Ensino de Primeiro Grau, conforme as prioridades estabelecidas pelo governo da época. Sua visão integradora e voltada ao desenvolvimento social contribuiu para que a educação infantil fosse reconhecida como um direito da criança e uma necessidade para o desenvolvimento do país.
A Coordenação de Educação Pré-Escolar, criada a partir de suas iniciativas, continua sua atuação até os dias atuais sob a denominação de Coordenação Geral de Educação Infantil, demonstrando a longevidade e a relevância de seu trabalho.
Portanto, Eurides Brito da Silva permanece na história da educação brasileira como uma das grandes responsáveis pela institucionalização da educação infantil no país. Seu compromisso, sua visão estratégica e sua dedicação resultaram em avanços significativos para a infância brasileira, deixando um legado que segue influenciando políticas educacionais até os dias de hoje.
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