O grupo, segundo a Polícia Federal, teria direcionado recursos de emendas parlamentares
Constança Rezende E João Pedro Pitombo, Brasília, Df, E Salvador, Ba (folhapress) - 14/10/2025 18:28:06 | Foto: Discussão e votação de propostas. Dep. Dal Barreto (UNIÃO-BA) - Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados
A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (14), a sexta fase da Operação Overclean, que mira desvios de verbas públicas, corrupção e lavagem de dinheiro com recursos de emendas parlamentares.
Um dos alvos de busca e apreensão foi o deputado federal Dal Barreto (União Brasil), que teve o seu telefone celular apreendido pela polícia. A assessoria do parlamentar foi procurada, mas ainda não se manifestou sobre a operação policial.
Ao todo, foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão, uma medida cautelar diversa da prisão e realizado o sequestro de valores obtidos supostamente de forma ilícita, nas cidades de Salvador e Amargosa, na Bahia, e em Brasília (DF). As ordens foram expedidas pelo STF (Supremo Tribunal Federal).
De acordo com a polícia, o objetivo é desarticular uma organização criminosa suspeita de envolvimento em fraudes licitatórias, desvio de recursos públicos, corrupção e lavagem de dinheiro.
Os investigados poderão responder pelos crimes de organização criminosa, corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em licitações e contratos administrativos, além de lavagem de dinheiro.
As apurações da Overclean apontam a atuação de um grupo criminoso que teria atingido o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas), órgão ligado ao Ministério da Integração Nacional, especialmente na Bahia.
O grupo, segundo a PF, teria direcionado recursos de emendas parlamentares e convênios para empresas ligadas a administrações municipais, com superfaturamento de obras e desvios financeiros. Ele teria movimentado cerca de R$ 1,4 bilhão em contratos fraudulentos e obras superfaturadas.
Comentários para "PF deflagra nova fase de operação sobre desvios em emendas e apreende celular de deputado":