Habilidades dos jovens: ONU aposta na juventude para criar futuro digital justo

Quarta Revolução Industrial

Habilidades dos jovens: ONU aposta na juventude para criar futuro digital justo
Habilidades dos jovens: ONU aposta na juventude para criar futuro digital justo

Agência Onu News - 18/07/2025 07:56:18 | Foto: UNICEF/Kate Klochko

Dia Mundial celebra habilidades dos jovens, reforça necessidade de desenvolver competências em inteligência artificial; 86% dos estudantes não se sentem adequadamente preparados para um ambiente de trabalho com IA.

Esse 15 de julho marcou o Dia Mundial das Habilidades dos Jovens, data criada para celebrar a importância estratégica de equipar a juventude com capacidades que favoreçam o emprego e o empreendedorismo.

O tema deste ano é o empoderamento dos jovens através da Inteligência Artificial, IA, e das competências digitais.

Quarta Revolução Industrial
O secretário-geral da ONU, António Guterres, declarou que à medida que a IA remodela o mundo, “os jovens devem ser vistos não apenas como aprendizes, mas como cocriadores de um futuro digital mais justo”.

A chamada Quarta Revolução Industrial está remodelando as economias por meio da Inteligência Artificial. A ONU defende que a educação e o treinamento técnico e profissional acompanhem essas transformações.

Atualmente, cerca de 450 milhões de jovens, ou 7 em cada 10, estão economicamente desempregados, devido à falta de competências adequadas para o mercado de trabalho.

Mais de 86% dos estudantes não se sentem devidamente preparados para um ambiente de trabalho com IA.

Aprendizado limitado
Além disso, de acordo com dados da ONU, 90% das meninas e adolescentes em países de baixa renda não têm acesso à internet.

Mesmo nos países mais ricos do mundo, apenas 1 em cada 10 jovens de quinze anos usa dispositivos digitais para aprender mais de uma hora por semana.

O 15 de julho de 2025 marca o 10º aniversário do Dia Mundial das Habilidades dos Jovens.

A data reforça o reconhecimento do poder desse grupo como agente da mudança e o compromisso de incluí-lo, inclusive por meio de competências em IA, para moldar um futuro mais pacífico, inclusivo e sustentável.

Comentários para "Habilidades dos jovens: ONU aposta na juventude para criar futuro digital justo":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório