Movimentação de contêineres no Porto de Santos bate recorde para janeiro

Crescimento foi de 12% em relação ao mesmo período de 2024. Aumento acompanha bom desempenho do setor portuário na série histórica

Movimentação de contêineres no Porto de Santos bate recorde para janeiro
Movimentação de contêineres no Porto de Santos bate recorde para janeiro

Agência Gov | Via Mpor - 07/03/2025 06:53:56 | Foto: Agência Gov Br

A movimentação de contêineres no Porto de Santos teve um aumento expressivo em janeiro deste ano. Ao todo, foram 460,8 mil TEU, um crescimento de 12,1% em relação a janeiro de 2024. Esse é o maior valor registrado para o período desde o início da série histórica. As informações são da Autoridade Portuária de Santos, responsável pela gestão do complexo.

No período, os principais produtos embarcados foram o milho, com 1,378 milhão de toneladas (aumento de 31,6%), celulose, com 670.731 toneladas (+23,2%), carnes, com 184.681 toneladas (+21,9%) e café, com 234.978 toneladas (+5,2%). Entre os produtos desembarcados, os destaque são GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), com 78.454 toneladas (+106,1%), sal, com 92.174 toneladas (+186,4%) e sulfato dissódico, com 75.152 toneladas (+198,4%).

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, ressalta que o resultado é fruto da alta capacidade operacional do maior porto da América Latina. Segundo ele, o Governo Federal tem trabalhado com planejamento e gestão para atender às necessidades do povo brasileiro. “Por orientação do presidente Lula, nós estamos expandindo as operações no Porto de Santos, com o leilão do Tecon Santos 10, previsto para ser o maior da história do modal portuário. Expandir a capacidade dos nossos portos é levar mais comida para mesa dos brasileiros”, destacou.

Tendência de crescimento
O resultado reflete a tendência de crescimento na movimentação de contêineres em todo o setor portuário. Em 2024, o Porto de Santos movimentou 42,6 milhões de toneladas – 17,8% maior que no ano anterior. A movimentação de todos os portos brasileiros alcançou 153,3 milhões de toneladas de carga via contêineres no ano passado – 20% a mais que em 2023.

O aumento do volume impactou positivamente a balança comercial, que obteve o segundo melhor resultado de sua história no ano passado, segundo dados divulgados no final de fevereiro pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

O transporte de carga em contêineres é essencial para o escoamento de mercadorias, já que 95% de toda a exportação do país passa pelos portos. A modalidade otimiza o tempo e reduz custos operacionais, além de ser uma opção vantajosa para grandes volumes.

Investimentos
O Porto de Santos é o maior complexo portuário da América Latina e o principal porto brasileiro em valores de carga movimentadas. Responde por, pelo menos, 29% do comércio exterior brasileiro. O Ministério dos Portos e Aeroportos (MPor) e a Antaq retomaram recentemente o projeto de concessão do Terminal de Contêineres Santos 10 (Tecon Santos 10). Com investimentos previstos de R$5,6 bi em 25 anos, o terminal deve aumentar em 50% a capacidade total do porto. No próximo dia 18, o MPor e a Antaq realizarão uma audiência pública para debater os documentos referentes ao arrendamento do megaterminal. Outra obra prevista é a construção do túnel subaquático ligando Santos e Guarujá, que faz parte do Novo PAC e tem previsão de leilão em agosto deste ano.

Esses investimentos em infraestrutura criam condições para Santos tornar-se um hub port para a América Latina, com um megaterminal capaz de receber grandes volumes de carga que serão despachadas em seguida para portos menores espalhados pelo continente.

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