A publicação é uma das principais referências sobre o Conjunto Urbanístico de Brasília (CUB)
Assessoria De Comunicação Iphan - Comunicacao@iphan.gov.br - 23/04/2025 20:43:06 | Foto: Mariana Alves/Iphan
Em comemoração aos 65 anos de Brasília (DF), completados no dia 21 de abril, nesta terça-feira (22/04), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em parceria com a editora do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-DF), relançou o livro A invenção da Superquadra , uma das principais referências sobre o Conjunto Urbanístico de Brasília (CUB), baseado na pesquisa dos professores Matheus Gorovitz e Marcílio Mendes Ferreira, da Universidade de Brasília (UnB). O evento aconteceu na Casa de Chá, localizada na Praça dos Três Poderes, e contou com a presença do presidente do Iphan, Leandro Grass, do superintendente do Instituto no Distrito Federal, Thiago Perpétuo, de arquitetos, especialistas na temática e convidados.
“O livro é um grande legado, que explica e memora a criação de Brasília, detalhando o conceito de uma cidade integradora e acolhedora”, destacou o presidente do Iphan, Leandro Grass.
A parceria entre Iphan e Senac-DF resultou na impressão de 2 mil novos exemplares, que foram divididos igualmente para cada instituição. O Iphan incentiva a aquisição do livro na forma digital, disponível aqui, e informa que os interessados na versão física do livro devem entrar em contato diretamente com a superintendência do Iphan no Distrito Federal pelo e-mail iphan-df@iphan.gov.br.
“Apesar de ter uma perspectiva acadêmica, o livro atende toda comunidade, com linguagem acessível. O livro é recheado de desenhos técnicos e informações fundamentais sobre a arquitetura moderna no Brasil”, disse o superintendente do Iphan no Distrito Federal, Thiago Perpétuo.
“É um livro que as pessoas vão receber gratuitamente, resultado de um trabalho coletivo. O Senac-DF estará sempre à disposição para ajudar Brasília”, disse o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF), José Aparecido.
A invenção da Superquadra
Com mais de 500 páginas, o livro divulga registros documentais e históricos de Brasília. Desenhos técnicos e informações sobre os primeiros prédios de apartamentos da cidade foram apresentados em uma linguagem acessível tanto a especialistas quanto a leigos.
Foto: Mariana Alves/Iphan
O termo “superquadra” se refere aos modelos estruturadores do setor habitacional da cidade proposta por Lúcio Costa, arquiteto e urbanista que planejou a capital federal. Esses espaços, chamados por ele de unidades de vizinhança, agregam a livre circulação de pessoas, prédios residências com pilotis livres, áreas verdes e comércio, tudo isso visando a sociabilidade e convivência dos moradores.
Dentro dos capítulos, é apresentada a planta de cada uma das superquadras do Plano Piloto de Brasília, com a definição do arruamento, do cinturão verde, dos equipamentos e da disposição dos blocos. Em seguida, é apresentada uma tipologia (um determinado padrão de edifício) presente naquela quadra.
Há, ainda, fichas e desenhos técnicos sobre todos os prédios apresentados. No total, são mais de 70 edificações descritas ao longo do livro. Existem, ainda, textos de Lucio Costa e de outros arquitetos, bem como entrevistas com profissionais que atuaram na construção de Brasília.
Mais informações
www.iphan.gov.br
www.instagram.com/iphangovbr
www.facebook.com/IphanGov
www.twitter.com/IphanGovB
www.youtube.com/IphanGovBr
Comentários para "Livro A invenção da Superquadra é relançado em Brasília, DF":