Alunos da rede pública do DF participam de aula-passeio sobre patrimônio com o Iphan

Estudantes visitaram a Catedral Metropolitana, a Praça dos Três Poderes e o Panteão da Pátria e da Liberdade

Alunos da rede pública do DF participam de aula-passeio sobre patrimônio com o Iphan
Alunos da rede pública do DF participam de aula-passeio sobre patrimônio com o Iphan

Assessoria De Comunicação Iphan - Comunicacao@iphan.gov.br - 24/04/2025 18:34:36 | Foto: Ranne Saraiva durante aula-passeio na Catedral Metropolitana de Brasília. Foto: Mariana Alves/Iphan

“A visita à Catedral Metropolitana de Brasília foi muito importante para entender um pouco mais sobre a preservação do nosso patrimônio histórico. Aprendemos que a cidade e a fé estão conectadas”, disse Ranne Saraiva, estudante do ensino médio do Centro Educacional PAD-DF, localizado no Paranoá (DF), que classificou a experiência como “uma oportunidade única.” Ranne foi um dos 39 alunos que participaram, na manhã desta quinta-feira (24/04), de uma aula de educação patrimonial promovida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em homenagem aos 65 anos da capital federal, completados no dia 21 de abril.

Foto: Mariana Alves/Iphan

Foto: Mariana Alves/Iphan

A ação consistiu numa visita a alguns bens tombados de Brasília, como a Catedral Metropolitana, a Praça dos Três Poderes e o Panteão da Pátria e da Liberdade. Ao final do trajeto, os alunos conheceram ainda o Centro de Documentação do Patrimônio (CDP), localizado na sede do Iphan. Alunos do Centro Educacional PAD-DF do Paranoá (DF) e do Centro Educacional Vale do Amanhecer de Planaltina (DF) foram acompanhados por uma equipe técnica do Iphan durante todo o trajeto.

“Na Praça dos Três Poderes, aprendemos sobre os poderes legislativo, executivo e judiciário e como isso impacta na vida dos brasileiros. Percebemos que, mesmo em meio ao concreto, é um espaço vivo que deve ser ocupado, porque a praça é do povo, de todos nós”, contou Ranne sobre a passagem pela praça mais importante do País.

Durante a aula-passeio, a equipe do Iphan explicou porque Brasília é reconhecida como Patrimônio Mundial e ressaltou para os alunos que o patrimônio cultural deve ser preservado para o presente e para as próximas gerações. “O objetivo é conscientizar os jovens. Isso só é possível quando eles se sentem pertencendo a todo o ambiente, que é deles”, disse o historiador e superintendente do Iphan no Distrito Federal, Thiago Perpétuo. “O patrimônio é de todos e democrático. O Iphan tem a missão de fomentar, por meio da educação patrimonial, o pertencimento e a preservação dos bens culturais”, enfatizou.

Foto: Mariana Alves/Iphan

Foto: Mariana Alves/Iphan

Também presente durante todo o trajeto da aula-passeio, o professor e presidente do Iphan, Leandro Grass, lembrou que a educação patrimonial é primordial para que os jovens entendam a grandeza e a história dos bens culturais. “Só a educação salva, é a base. Preservar o patrimônio exige educação, é a ferramenta mais importante para a preservação dos bens culturais”, disse.

Ao final do trajeto, na sede do Iphan, os estudantes conheceram o Centro de Documentação do Patrimônio, onde tiveram acesso a documentos históricos e desenhos técnicos desenvolvidos por Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, arquitetos e urbanistas que planejaram a construção da capital federal.

Iphan e educação patrimonial do DF

Não é de hoje que o Iphan no Distrito Federal realiza ações voltadas às escolas de Brasília. Em janeiro deste ano, o Instituto e a Secretaria de Estado de Educação (SEE/DF) renovaram um termo de cooperação para realizarem, juntos, ações pedagógicas nas escolas públicas do Distrito Federal, capacitação de professores e oferecimento de cursos gratuitos em educação patrimonial.

Outro resultado da parceria entre os órgãos foi, em 2022, a produção de dois livros infantis da Coleção Patrimônio para Jovens, que traz temas do patrimônio cultural com foco no público infantojuvenil. Exemplares de “Ceilândia, minha quebrada é maior que o mundo” e “Athos colorindo Brasília” foram entregues para toda a rede pública de ensino do Distrito Federal.

Após os ataques de 8 de janeiro de 2023 aos palácios dos Três Poderes, as instituições promoveram também uma série de atividades de educação patrimonial com estudantes de escolas públicas, inspiradas no trabalho de reconstrução das obras de arte danificadas durante o atentado. Cerca de 500 alunos participaram dos encontros.

Foto: Mariana Alves/Iphan

Foto: Mariana Alves/Iphan

Em 2024, SEE/DF e Iphan ofereceram, ainda, nove cursos online sobre educação patrimonial, com certificação. O conteúdo do curso é voltado para profissionais da educação, da cultura e do turismo, mas o público em geral também pode se inscrever no site da Escola Virtual de Governo.


www.iphan.gov.br
www.instagram.com/iphangovbr
www.facebook.com/IphanGov
www.twitter.com/IphanGovB
www.youtube.com/IphanGovBr

Comentários para "Alunos da rede pública do DF participam de aula-passeio sobre patrimônio com o Iphan":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório