"Japonês da Federal' não era responsável por prisões na Lava Jato

Newton Ishii

Por Matheus Leitão - Portal G1 - 30/11/-0001 00:00:00 | Foto:

Preso após ser condenado pelo crime de facilitação de contrabando, o policial federal Newton Ishii, nacionalmente conhecido como "Japonês da Federal", ganhou fama erradamente durante a Lava Jato. Ao contrário do que era espalhado nas redes sociais, Ishii nunca deu voz de prisão a ninguém na maior operação da história brasileira, que tem investigado corrupção na Petrobras.

Dentro da corporação, a fama dele – como o responsável pelas prisões – é vista apenas como uma construção da população pelas redes sociais. ...

Na verdade, o papel do “Japonês da Federal” resumia-se a transportar e escoltar aqueles investigados que já haviam sido presos, entre a superintendência da Policia Federal de Curitiba e o Instituto Médico Legal ou à Justiça.

Como os cerca de 150 presos das 30 fases da Lava Jato passam por esses lugares, Ishii acabou fotografado, na sua função de escoltá-los, com quase todos, em mais de dois anos.

O Japonês da Federal foi condenado a mais de quatro anos de prisão por envolvimento na Operação Sucuri, que revelou o envolvimento de agentes na entrada de contrabando no país.

Comentários para ""Japonês da Federal' não era responsável por prisões na Lava Jato":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório