Candidatos 50+ podem ser parte da solução
Redação Com Informações De Leandro Rosadas - 28/04/2025 09:20:41 | Foto: Divulgação
A falta da disponibilidade da mão de obra em supermercados vem se tornando um desafio para o setor. Oito de dez ocupações que respondem por quase 70% da força de trabalho empregada no setor de supermercados enfrentam escassez de mão de obra, revela um levantamento feito pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Entre as ocupações que mais estão sofrendo com esse movimento estão açougueiro, padeiro e operador de caixa. De acordo com empresários do setor, muitos jovens que têm o supermercado como o primeiro emprego preferem hoje trabalhos informais devido à maior flexibilidade. Para Leandro Rosadas, especialista em gestão de supermercados, um público talentoso e muitas vezes subestimado pode ajudar a virar esse jogo: os profissionais com mais de 50 anos.
“Com larga experiência de vida e trabalho, esse grupo reúne qualidades cada vez mais valorizadas, como comprometimento, pontualidade e facilidade para lidar com o público. Além disso, muitos estão em busca de reinserção no mercado ou desejam continuar ativos mesmo após se aposentar. A inclusão de profissionais 50+ não é apenas uma questão de oportunidade — é uma estratégia inteligente. Empresas que abraçam a diversidade etária relatam ganhos em clima organizacional, produtividade e fidelização de colaboradores”, pontua Leandro Rosadas.
O especialista acredita que os Supermercados que olharem para essa estratégia como uma possível solução podem encontrar uma resposta eficaz e humanizada para a escassez de mão de obra — ao mesmo tempo em que promovem inclusão e aproveitam a riqueza da convivência entre diferentes gerações.
Para avaliar o tamanho da escassez de mão de obra nos supermercados, a CNC fez um levantamento a partir de informações que medem o emprego formal com carteira assinada, isto é, usou dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho. E chegou a conclusão que as ocupações com maior escassez de mão de obra nos supermercados são: operador de caixa, padeiro, açougueiro, embalador, repositor de mercadorias, atendente de loja, vendedor e auxiliar de serviço de alimentação.
Sobre Leandro Rosadas (@leandrorosadas):
Leandro Rosadas é economista, escritor e especialista em gestão de supermercados, hortifrutis, atacarejos, padarias e açougues. Formado em economia pela UFRRJ, o carioca já atuou como professor universitário e consultor no mercado de varejo. Hoje, Rosadas é considerado uma das maiores referências entre os especialistas do seu segmento, sendo responsável pela formação em gestão de mais de 11 mil proprietários de supermercados Brasil afora. O especialista também é autor dos livros "Luuuucro" e “Dobre o lucro do seu supermercado".
Comentários para "Por Leandro Rosadas: Falta de profissionais atinge 8 das 10 principais funções dos supermercados":