Encontro do BRICS destaca liderança feminina e oportunidades de negócios no Brasil

Encontro empresarial do BRICS destaca liderança feminina e oportunidades de negócios no Brasil

Encontro do BRICS destaca liderança feminina e oportunidades de negócios no Brasil
Encontro do BRICS destaca liderança feminina e oportunidades de negócios no Brasil

Agência Xinhua Brasil - Diário Do Povo Online - 29/03/2025 09:21:44 | Foto: Diário do Povo Online

O empreendedorismo feminino é importante dentro do BRICS, embora haja falta de oportunidades, segundo mais de 1.150 participantes de cerca de 15 países no WEForum, um importante encontro de negócios patrocinado pela BRICS Women's Business Alliance (BRICS WBA), realizado na cidade brasileira de Belo Horizonte.

Ao longo de dois dias, o evento promoveu discussões estratégicas sobre economia, inovação e liderança feminina, além de facilitar 85 encontros internacionais de negócios e promover o empoderamento de mulheres empreendedoras em setores-chave como alimentos, cosméticos e vestuário.

Os setores predominantes foram alimentos e bebidas, cosméticos e vestuário, com 30 empresárias brasileiras participando das negociações internacionais.

Mônica Monteiro, presidente global do Banco Mundial do BRICS, enfatizou que o principal obstáculo para as mulheres não é o lento crescimento econômico, mas sim a falta de oportunidades e acesso aos mercados internacionais. "Quando lhes é dada a oportunidade de exportar, elas nunca param de fazê-lo. Não é uma questão de dinâmica econômica, mas sim de criar espaços que facilitem a integração das mulheres no comércio global", afirmou.

Por sua vez, Ana Cláudia Badra Cotait, presidente do Conselho de Mulheres Empreendedoras e Cultura (CMEC) da Confederação Brasileira de Associações Empresariais (CACB), enfatizou que a chave do sucesso está na cooperação e não na competição. "As mulheres não querem competir; queremos nos unir e demonstrar nossa perspicácia empresarial", disse ela.

O presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), Flávio Roscoe, destacou os avanços na liderança feminina no setor industrial. Segundo ele, em 2008, apenas 24% dos cargos de liderança eram ocupados por mulheres, enquanto hoje o número aumentou para 34%.

"Na Fiemg, 64% dos cargos de liderança são ocupados por mulheres, de um total de 55% do nosso quadro de funcionários", explicou.

Durante o primeiro dia do evento, foram realizados quatro painéis para discutir políticas públicas, liderança, agricultura, comércio e indústria. Izabel Itikawa, presidente da Federação das Indústrias do Estado de Roraima (FIER) e da Pró-Amazônia, destacou o papel das mulheres no setor agrícola. "Eles sempre estiveram presentes no campo e agora estão começando a ocupar posições de liderança na agroindústria", enfatizou.

A última sessão do dia reuniu representantes de diferentes capítulos nacionais da WBA e de instituições de promoção comercial. O debate abordou modelos bem-sucedidos de pesquisa e desenvolvimento voltados à internacionalização de negócios liderados por mulheres no contexto do BRICS. Durante a sessão, foi também anunciada uma competição de startups como parte das iniciativas da WBA, promovida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

Com 2 mil inscrições, a competição busca reconhecer iniciativas lideradas por mulheres em setores como saúde, segurança alimentar, educação, energia, comércio e desenvolvimento sustentável. A cerimônia de premiação será realizada em julho, durante a cúpula do BRICS. O WEForum consolidou sua posição como um fórum fundamental para capacitar mulheres empreendedoras internacionalmente, promovendo negócios sustentáveis e equitativos dentro do bloco BRICS.

Comentários para "Encontro do BRICS destaca liderança feminina e oportunidades de negócios no Brasil":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório