Em Dia Mundial, Guterres diz que proteção da vida selvagem garante sobrevivência humana

Países de todo o mundo estão sendo convocados a reverter a perda de biodiversidade

Em Dia Mundial, Guterres diz que proteção da vida selvagem garante sobrevivência humana
Em Dia Mundial, Guterres diz que proteção da vida selvagem garante sobrevivência humana

Agência Onu News Brasil - 03/03/2025 08:12:00 | Foto: Unsplash/Zdeněk Macháček

Secretário-geral das Nações Unidas ressaltou que ecossistemas saudáveis ​​garantem ar e água limpos, regulação do clima e meios de subsistência; ele enfatizou que uso insustentável de recursos, como combustíveis fósseis, é “receita para o desastre”; estima-se que mais de 1 milhão de espécies estão ameaçadas de extinção.

Neste Dia Mundial da Vida Selvagem, o secretário-geral da ONU ressaltou que o “vício da humanidade em combustíveis fósseis” e o uso insustentável de recursos está levando ecossistemas ao colapso e espécies à extinção.

Em mensagem para marcar a data, celebrada neste 3 de março, António Guterres, afirmou que a relação dos seres humanos com a natureza está em um “ponto crítico”.

Garantia de ar e água limpos

Para ele, esta é uma “receita para o desastre” não apenas para a natureza, mas para comunidades ao redor do mundo que contam com ecossistemas saudáveis ​​para seu bem-estar e sobrevivência.

O líder da ONU pediu que o mundo escolha um caminho “mais inteligente”, com aumento de investimentos em conservação da vida selvagem.

Guterres destacou que investir em ecossistemas saudáveis ​​é vital para o abastecimento de ar e água limpos, regulação do clima e garantia de meios de subsistência humana.

“Dependemos totalmente da floresta para nosso sustento. Faríamos qualquer coisa para protegê-la”, diz Phulwasan Kudupi, da tribo Gond, na aldeia Masulpani, Chhattisgarh, Índia.

Pnud Índia

“Dependemos totalmente da floresta para nosso sustento. Faríamos qualquer coisa para protegê-la”, diz Phulwasan Kudupi, da tribo Gond, na aldeia Masulpani, Chhattisgarh, Índia.

Povos indígenas devem ter acesso a financiamento

O secretário-geral pediu mobilização de recursos públicos e privados, cumprimento de compromissos financeiros já assumidos e apoio a países vulneráveis ​​onde a biodiversidade está em maior risco.

Para ele, outra grande prioridade é garantir que os povos indígenas e as comunidades locais, que são a “primeira linha de defesa dos ecossistemas”, tenham acesso equitativo aos fundos.

O chefe das Nações Unidas lembrou que o Pacto para o Futuro, recentemente adotado pelos Estados-membros, inclui um compromisso revitalizado para deter e reverter a perda global de biodiversidade até 2030.

1 milhão de espécies ameaçadas

Cerca de US$ 143 bilhões são investidos anualmente na conservação do mundo natural, mas isso é apenas uma fração dos US$ 824 bilhões estimados como necessários.

Estima-se que mais de 1 milhão de espécies estão ameaçadas de extinção.

O Dia Mundial da Vida Selvagem é uma oportunidade para celebrar as muitas formas de fauna e flora selvagens e aumentar a conscientização sobre seus enormes benefícios.

A data também reforça a necessidade urgente de intensificar a luta contra crimes contra a vida selvagem que têm amplos impactos econômicos, ambientais e sociais.

♦ Receba atualizações diretamente no seu email - Assine aqui a newsletter da ONU News

♦ Baixe o aplicativo/aplicação para - iOS ou Android

♦ Siga-nos no Twitter ! Assista aos vídeos no Youtube e ouça a rádio no Soundcloud

Comentários para "Em Dia Mundial, Guterres diz que proteção da vida selvagem garante sobrevivência humana":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório