Em Belém estão sendo discutidos temas como sustentabilidade, parcerias entre os setores público e privado e turismo gastronômico.
Foto: Alex Ribeiro- Agência Pará
Em Belém estão sendo discutidos temas como sustentabilidade, parcerias entre os setores público e privado e turismo gastronômico.
Rio De Janeiro, 21 Set - Agência Xinhua Brasil - 22/09/2024 07:58:11 | Foto: Alex Ribeiro- Agência Pará
O Brasil, que preside o G20 até o final de novembro, defendeu nesta sexta-feira o urbanismo sustentável, a cooperação entre as nações e a diversidade cultural durante reunião do Grupo de Trabalho de Turismo do bloco, realizada na cidade amazônica de Belém (capital regional do Pará, norte).
O ministro do Turismo do Brasil, Celso Sabino, e o ministro das Cidades, o ex-governador do Pará, Jader Filho, presidiram o encontro, no qual foram discutidos temas como sustentabilidade, parcerias entre os setores público e privado e turismo gastronômico.
O programa de abertura recebeu as autoridades internacionais dos países que compõem o Grupo dos 20, que reúne as 19 maiores economias do mundo, além da União Europeia e da União Africana.
O Turismo do G20 reúne ministros e representantes dos países membros do G20 para discutir questões essenciais para o turismo sustentável, a cooperação entre as nações e a diversidade cultural.
Em Belém estão sendo discutidos temas como sustentabilidade, parcerias entre os setores público e privado e turismo gastronômico.
Em seu discurso, o ministro Jader Filho destacou que esta ocasião é mais uma oportunidade para mostrar ao mundo a preparação de Belém para sediar a 30ª edição da Conferência das Partes das Nações Unidas para discutir as mudanças climáticas (COP 30), marcada para novembro de 2025.
"A reunião do G20 e a próxima COP 30 na capital paraense representam oportunidades únicas para demonstrarmos nosso compromisso com os desafios globais que o mundo enfrenta, especialmente aqueles relacionados à sustentabilidade e ao desenvolvimento urbano", disse o ministro.
"Sabemos que o impacto do G20 e, em breve, da COP 30 vão além da economia local: estamos falando de um legado de transformação para a população de Belém e de toda a Amazônia. Por isso estamos investindo em diversas frentes, como mobilidade urbana, saneamento básico e urbanização de áreas vulneráveis", disse Filho.
"Por isso, e em conjunto com parceiros locais, nacionais e internacionais, o Ministério das Cidades está empenhado em fortalecer políticas públicas que integrem a sustentabilidade à realidade urbana. As cidades são locais centrais no combate às mudanças climáticas e é nosso dever garantir que Belém, assim como outras cidades brasileiras, seja uma referência global em termos de urbanismo sustentável", concluiu Jader Filho.
Além dos dois ministros brasileiros, também participaram do encontro o secretário-geral de Turismo da ONU, Zurab Pololikashvili, a presidente do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), Julia Simpson, e o presidente do Conselho Executivo de Turismo da ONU, Ahmed Al Khateeb. Fim
Comentários para "Brasil defende urbanismo sustentável e diversidade cultural na reunião do G20 Turismo em Belém":