Arqueólogos iranianos descobrem evidências de neandertais com até 80 mil anos

O local foi reconhecido como patrimônio nacional em 2001

Arqueólogos iranianos descobrem evidências de neandertais com até 80 mil anos
Arqueólogos iranianos descobrem evidências de neandertais com até 80 mil anos

Tv brics - 23/03/2025 12:46:35 | Foto: iStock - TV BRICS

Arqueólogos identificaram evidências da presença de neandertais, datadas entre 40.000 e 80.000 anos, em uma caverna localizada em Khorramabad, na província de Lorestão, no sudoeste do Irã. A informação foi divulgada pela IRNA, parceira da TV BRICS.


Segundo Ata Hassanpour, diretor-geral do Departamento de Patrimônio Cultural, Turismo e Artesanato da região, as escavações revelaram ferramentas de pedra, restos de animais caçados, como íbex e cervos, além de vestígios de uso de fogo, confirmando a ocupação neandertal na área.


Também foram encontrados fragmentos de cerâmica pintada e vermelha da Idade do Cobre, com mais de 5.500 anos, além de artefatos da Idade do Ferro e dos períodos Selêucida e Parta.


Hassanpour destacou ainda a descoberta de um abrigo rochoso próximo à caverna, que apresenta vestígios de habitação do Paleolítico Médio e da Idade do Cobre. Acredita-se que o abrigo tenha sido utilizado simultaneamente com a caverna.


O local é considerado estratégico para o estudo das transformações culturais e biológicas no oeste do Irã. A caverna foi registrada como patrimônio nacional em 2001.


Fotografia: iStock - TV BRICS

Texto copiado de https://tvbrics.com/pt/news/arqueologos-descobrem-evidencias-de-neandertais-com-ate-80-mil-anos-em-caverna-no-ira/

Comentários para "Arqueólogos iranianos descobrem evidências de neandertais com até 80 mil anos":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório