O local foi reconhecido como patrimônio nacional em 2001
Tv brics - 23/03/2025 12:46:35 | Foto: iStock - TV BRICS
Arqueólogos identificaram evidências da presença de neandertais, datadas entre 40.000 e 80.000 anos, em uma caverna localizada em Khorramabad, na província de Lorestão, no sudoeste do Irã. A informação foi divulgada pela IRNA, parceira da TV BRICS.
Segundo Ata Hassanpour, diretor-geral do Departamento de Patrimônio Cultural, Turismo e Artesanato da região, as escavações revelaram ferramentas de pedra, restos de animais caçados, como íbex e cervos, além de vestígios de uso de fogo, confirmando a ocupação neandertal na área.
Também foram encontrados fragmentos de cerâmica pintada e vermelha da Idade do Cobre, com mais de 5.500 anos, além de artefatos da Idade do Ferro e dos períodos Selêucida e Parta.
Hassanpour destacou ainda a descoberta de um abrigo rochoso próximo à caverna, que apresenta vestígios de habitação do Paleolítico Médio e da Idade do Cobre. Acredita-se que o abrigo tenha sido utilizado simultaneamente com a caverna.
O local é considerado estratégico para o estudo das transformações culturais e biológicas no oeste do Irã. A caverna foi registrada como patrimônio nacional em 2001.
Fotografia: iStock - TV BRICS
Texto copiado de https://tvbrics.com/pt/news/arqueologos-descobrem-evidencias-de-neandertais-com-ate-80-mil-anos-em-caverna-no-ira/
Comentários para "Arqueólogos iranianos descobrem evidências de neandertais com até 80 mil anos":