A notícia foi divulgada nesta segunda-feira (9) em um perfil do Instagram criado pela universidade.
Foto: Cavalo Caramelo ficou quatro dias ilhado sobre um telhado antes de ser resgatada - Corpo Bombeiros RS
A notícia foi divulgada nesta segunda-feira (9) em um perfil do Instagram criado pela universidade.
Porto Alegre, Rs (folhapress) - 11/12/2024 05:25:57 | Foto: Cavalo Caramelo ficou quatro dias ilhado sobre um telhado antes de ser resgatada - Corpo Bombeiros RS
Sete meses após se tornar um símbolo da tragédia climática que atingiu o Rio Grande do Sul, o cavalo Caramelo teve sua adoção oficializada.
A Ulbra (Universidade Luterana do Brasil), instituição que abriga e presta cuidados veterinários a Caramelo desde maio, assinou nesta sexta-feira (6) um termo de adoção responsável com a Secretaria do Bem-Estar Animal de Canoas e terá a tutela definitiva do animal.
A notícia foi divulgada nesta segunda-feira (9) em um perfil do Instagram criado pela universidade para divulgar informações sobre sua recuperação e o dia a dia na fazenda-escola da instituição. "Agora é oficial! Termo de adoção assinado. Vou poder viver solto na Ulbra", diz a publicação.
Caramelo foi resgatado no dia 9 de maio após ficar quatro dias ilhado em cima de uma casa no bairro Mathias Velho, em Canoas, onde mais de 150 mil pessoas precisaram deixar suas casas devido às enchentes. Ele foi levado até o campus da Ulbra na cidade, onde recebeu cuidados de uma equipe voluntária que atendeu mais de 50 cavalos e outros animais durante a enchente.
O cenário de desidratação do animal ficou para trás. Em sete meses, Caramelo ganhou 50 kg e não precisa mais de suplementos. A Ulbra informa que pretende construir um santuário para o animal, e procura parceiros para tirar a obra do papel.
Não se sabe a origem ou quem era o antigo dono de Caramelo. A popularidade do caso fez com que ao menos 11 pessoas entrassem em contato com a Ulbra afirmando serem donas do cavalo entre maio e agosto. De acordo com a universidade, nenhuma delas conseguiu comprovar a suposta propriedade.
Em meio à rotina e aos cuidados da equipe do curso de medicina veterinária da Ulbra, Caramelo "cumpre agendas" em outras cidades em eventos simbólicos de retomada econômica e turística gaúcha.
O animal foi uma das atrações da abertura da feira de agronegócio Expointer, em Esteio, e nesta segunda esteve em Gramado para a edição de natal do programa Encontro, da TV Globo.
A popularidade de Caramelo também levou a empresa gaúcha WeToys a lançar, no fim de novembro, uma linha de brinquedos temática do cavalo, com pelúcia, livro e quebra-cabeças. O lucro será revertido para escolas atingidas pela enchente em Porto Alegre, Eldorado do Sul e Muçum.
Comentários para "Sete meses após resgate no RS, cavalo Caramelo é adotado por universidade":