Rodoviária do Plano Piloto, no Distrito Federal recebe certificação internacional de qualidade

Gestão do espaço pela Concessionária Catedral é reconhecida pela melhoria dos serviços aos usuários

Rodoviária do Plano Piloto, no Distrito Federal recebe certificação internacional de qualidade
Rodoviária do Plano Piloto, no Distrito Federal recebe certificação internacional de qualidade

Ian Ferraz, Da Agência Brasília | Edição: Chico Neto - 12/11/2025 07:34:10 | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

A Rodoviária do Plano Piloto, administrada pela Concessionária Catedral, recebeu a certificação internacional ISO 9001:2015, que atesta a qualidade dos processos de gestão, manutenção e atendimento ao público. O selo foi concedido pela ICV Brasil, após auditoria que comprovou o cumprimento de padrões de eficiência e melhoria.

Emitido em 31 de outubro deste ano e com validade até a mesma data de 2026, o documento informa que a concessionária implementou e mantém, por meio de auditoria da ICV Brasil, o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) – que recebeu excelente avaliação.

“[O SGQ] cumpre os requisitos da norma NBR ISO 9001:2015, pela gestão do complexo da Rodoviária do Plano Piloto do Distrito Federal e áreas adjacentes, incluindo os serviços operacionais de limpeza e manutenção, de apoio ao embarque e desembarque de passageiros dos serviços de transporte coletivo, de controle de tráfego e de desembarque de ônibus, de atendimento ao público e apoio ao usuário”, afirma a conclusão da auditoria.

Para o governador Ibaneis Rocha, a certificação reforça que o modelo de parceria adotado pelo GDF tem proporcionado resultados concretos. “Esse reconhecimento mostra que estamos no caminho certo, com serviços de mais qualidade e mais segurança para a população em um dos locais de maior movimento do Distrito Federal”, afirmou.

A certificação vem na esteira das ações de modernização do complexo, que está sob concessão da iniciativa privada por 20 anos. O Consórcio Catedral, liderado pela RZK Empreendimentos, deve investir R$ 120 milhões na recuperação, conservação e requalificação da estrutura, por onde circulam diariamente cerca de 600 mil passageiros.

Desde o início da transição da gestão, em fevereiro deste ano, a Rodoviária já passou por mudanças visíveis, como limpeza e manutenção das plataformas, reparo de escadas rolantes e elevadores e implantação de um novo sistema de videomonitoramento com 62 câmeras.

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