Projeto Sunrise
Pelotas, Rs (folhapress) - 12/11/2025 08:00:43 | Foto: Divulgação
A companhia aérea australiana Qantas divulgou as primeiras imagens da aeronave A350-1000ULR (Ultra Long Range), da Airbus, que promete fazer voos sem escalas da Austrália para Londres e Nova York, voando por até 22 horas sem parar.
O modelo que pode inaugurar o voo comercial mais longo do mundo faz parte do projeto Sunrise, da Qantas, que prevê a produção de 12 aeronaves do tipo. O primeiro avião, que já está na linha de montagem da Airbus em Toulouse, na França, deve ser entregue no fim de 2026. Os voos comerciais estão previstos para começar no primeiro semestre de 2027.
Segundo a Qantas, as principais etapas de produção já foram concluídas. Todas as partes estruturais -seções dianteira, central e traseira da fuselagem- já foram integradas, junto às asas, à cauda e ao trem de pouso.
Nesta semana, de acordo com a companhia aérea, a aeronave será transferida para um novo hangar, onde receberá motores e instrumentos de teste de voo, em preparação para um extenso programa de testes, previsto para começar em 2026.
A capacidade de voar até 22 horas seguidas é atribuída a um tanque de combustível adicional de 20 mil litros e a sistemas aprimorados. O voo direto pode reduzir em até quatro horas o tempo total de viagem em comparação às rotas com escalas.
A empresa prevê mais espaço aos passageiros: serão 238 assentos, ante mais de 300 no layout usado por outras operadoras do A350-1000. O avião também contará com um espaço de bem-estar com apoios para alongamento, programas de exercícios guiados por tela, estação de hidratação e uma seleção de bebidas e lanches.
A Qantas promete minimizar o jet lag por meio de recursos desenvolvidos por cientistas do sono especialmente para a aeronave, como iluminação personalizada e serviço de bordo cronometrado.
O nome do projeto é uma homenagem aos voos de resistência "Double Sunrise" realizados pela Qantas durante a Segunda Guerra Mundial, que permaneciam tanto tempo no ar que testemunhavam dois nasceres do sol.
"Dada a posição geográfica da Austrália, a Qantas tem uma longa história de romper barreiras na aviação. O projeto Sunrise não apenas superará a tirania da distância, mas mudará fundamentalmente a maneira como nossos clientes viajam pelo mundo", disse a presidente-excutiva do grupo, Vanessa Hudson, em nota divulgada pela empresa.
Comentários para "Companhia aérea australiana Qantas revela avião que promete viajar 22 horas sem parar":