Saiba os cuidados necessários para se ter um filhote saudável
Redação Com Informações De Agência - 13/04/2024 09:31:24 | Foto: Divulgação com informações de agência
Os cachorros podem ser muito vulneráveis a pegar doenças quando ainda pequenos, por isso tem cuidados que são imprescindíveis na hora de adotar um cãozinho. Alimentação, hidratação e carinho não são suficientes para manter a saúde do pet se ele não estiver com o cartão de vacinas em dia.
Um dos cuidados mais importantes para se ter com o bichinho filhote é a vermifugação, necessária para afastar os animaizinhos de vermes que afetam seu funcionamento interno. Os vermes podem atacar o sistema gastrointestinal dos cães e outros órgãos, incluindo o coração.
Os cuidados com os filhotes começam desde as primeiras semanas de vida, agregados à adaptação do animal com o novo ambiente e, claro, o tempo correto de fazer o desmame do cão. Para manter a saúde em dia, há algumas vacinas que previnem e afastam doenças que precisam ser tomadas na fase de filhote.
Vacinas sêxtupla, óctupla e déctupla
Por protegerem de diversas doenças cada uma, a V6 (sêxtupla) protege contra 6 doenças, sendo elas: cinomose, parvovirose, hepatite infecciosa canina, parainfluenza, coronavirose e adenovirose tipo II. A V8 protege contra as mesmas e ainda contra dois tipos de leptospirose. Já a V10 protege contra mais quatro tipos de leptospirose.
Essas vacinas são as primordiais da proteção do pequeno, sendo a V6 tomada com 6 a 8 semanas de vida. Em um intervalo de 21 dias, é preciso fazer 3 doses.
Todas elas são imprescindíveis para serem tomadas, por isso é importante consultar o médico veterinário para saber exatamente qual o período ideal.
Antirrábica
A vacina antirrábica precisa ser tomada todos os anos, a partir das primeiras 12 semanas do filhote. A raiva é uma zoonose que é perigo de saúde pública, e por isso algumas prefeituras fazem uma campanha de vacinação gratuita para aplicar a dose.
Levar o cãozinho ao veterinário pode ser um desafio, pois muitos deles não gostam de levar injeções e fazer os exames necessários. Por isso, para mantê-lo mais calmo e seguro, é recomendado levá-lo em uma caixa de transporte para cachorro, que também facilita no deslocamento com o bichinho, podendo levar em um táxi e mantendo-o seguro dentro do carro.
Vacinas contra gripe
Contra o vírus da influenza A, a vacina contra a gripe canina é eficiente para tratar doenças respiratórias, e pode ser tomada a partir de 8 semanas de vida.
Leishmaniose
Uma das doenças mais perigosas e mortais, a leishmaniose é muito comum em áreas litorâneas e em algumas outras cidades do interior que são consideradas áreas endêmicas. Essa vacina, apesar de não ser obrigatória, é muito recomendada para proteger e prevenir contra esse mal. Pode ser tomada a partir de 4 meses de vida, e tomada com 3 doses em um intervalo de 21 dias.
Cuidados necessários
É importante estar sempre atento às doses anuais de vacinas que precisam de reforço. Além disso, sabendo que o cãozinho sofre ao tomar vacina, é viável não estressar o animal, levar em veterinários capacitados e manter a cautela quando for aplicar a injeção.
Comentários para "Quais vacinas são essenciais para cachorro filhote?":