Manifestantes se reúnem em frente à Embaixada dos EUA em Brasília para defender soberania nacional 

Manifestação foi realizada em Brasília.

Manifestantes se reúnem em frente à Embaixada dos EUA em Brasília para defender soberania nacional 
Manifestantes se reúnem em frente à Embaixada dos EUA em Brasília para defender soberania nacional 

Por luiza Melo - Portal Bdf - 01/08/2025 19:27:56 | Foto: Ato foi realizado na manhã desta sexta (1º) - Luiza Melo/BdF DF

Manifestação nacional e denunciou as interferências de Trump no Brasil e em outros países.

Integrantes de movimentos sociais, sindicais, estudantis e dos trabalhadores estiveram reunidos nesta sexta-feira (1º) pela manhã em frente à Embaixada dos Estados Unidos, em Brasília, em defesa da soberania nacional.

O mote da manifestação foi as recentes tarifas impostas pelo presidente norte-americano, Donald Trump ao Brasil. Em carta enviada ao presidente Lula (PT), ele acusa o Estado brasileiro de perseguir politicamente o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus aliados, além de promover “graves violações de direitos humanos” e comprometer o Estado de Direito.

“Essa ação hoje é pra mostrar que não é só uma ação do governo, de parlamentares. O povo se levanta contra as ações injustas de Trump, que vão causar, claro, a economia brasileira, que também querem abalar quando nós já conseguimos democracia e soberania do nosso mundo”, declarou a deputada federal Dandara Tonantzin (PT-MG), que esteve presente no ato.

O presidente estadunidense assinou na quarta-feira (30) uma ordem executiva que impõe uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. A medida entra em vigor na próxima quarta-feira (6). Ficaram de fora da lista alguns itens listados como essenciais à cadeia produtiva dos Estados Unidos. Petróleo cru, suco de laranja concentrado e aviões comerciais são alguns produtos que não foram taxados.

Manifestação foi realizada em Brasília | Luiza Melo/BdF DF

Para o integrante da direção do PT no DF, Hélio Barreto, o ato reafirma a posição do povo brasileiro diante da soberania nacional. “Estamos percebendo que a soberania nacional é uma pauta do povo brasileiro cada vez mais ampla que está ecoando por aí e essa é a hora da gente defender o Brasil, defender os direitos do povo trabalhador e não deixar o imperialismo entrar para saquear o nosso futuro”, explicou.

Fim da escala 6×1 e libertação da Palestina

Além do tarifaço, os manifestantes reivindicaram o fim da escala 6×1 e pediram o fim do genocídio na Palestina.

O presidente da Federação Árabe Palestina (Fepal), Ualid Hussain, que também participou do protesto, disse que o país norte-americano é um dos principais responsáveis pelas mortes em Gaza.

“Estamos aqui para denunciar os Estados Unidos como o grande ator internacional imperialista e colonialista que extermina por meio de genocídio o povo palestino para impedir a sua autodeterminação. É este mesmo país genocidário que verdadeiramente implementa esse genocídio por meio de Israel na Palestina, que ameaça a soberania do Brasil, que ataca a nossa soberania sobretaxando os nossos produtos, interferindo nosso judiciário”, argumentou.

A manifestação reuniu representantes de diversos movimentos sociais, estudantis e sindicais | Luiza Melo/BdF DF

Foram convocados atos em outras regiões do país, quase todos em frente aos consulados estadunidenses das capitais. Em São Paulo (SP), no Consulado dos EUA; em Salvador (BA), no Campo Grande; no Rio de Janeiro (RJ), no Consulado dos EUA; em Porto Alegre (RS), na Esquina Democrática; em Belo Horizonte (MG), na Praça Sete; em Manaus (AM), na Praça da Polícia/Palacete Provincial; em Recife (PE), na Praça do Derby; e em Florianópolis (SC), na Praça da Alfândega.

:: Receba notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Editado por: Flavia Quirino

Comentários para "Manifestantes se reúnem em frente à Embaixada dos EUA em Brasília para defender soberania nacional ":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório